Materiais pedagógicos e informativos
Alertas Más Práticas
- Angariação - Pedido de documentos
- Angariação - Mudança de comercializador
- Angariação - Assinatura de documentos
- Angariação - Utilização abusiva do nome da ERSE
- Atualização de preços
- Comunicação de leituras
- Contratação - Celebração de contrato
- Contratação - Fidelização
- Contratação - Serviços adicionais
- Contratação - Alteração da duração do contrato
- Preços - Descontos
- Qualidade de serviço - Atendimento
- Troca de garrafas de gás
- Inspeções periódicas durante o Covid 19
- Serviço de entrega de garrafas de gás
- Utilização abusiva do nome da ERSE
- Angariação - Utilização abusiva do nome da ERSE
Folhetos Informativos
- COVID 19 - Conselhos da ERSE para poupar energia
- Períodos Horários de Energia Elétrica em Portugal
- Aplicação e descontos da tarifa social
- Catálogo Garrafas de GPL comercializadas em Portugal
- Atividades para o Dia Mundial da Criança
- Guia de Troca de Garrafas
- Recomendações de Segurança Gás de Garrafa
- Guia de Resposta às Perguntas Mais Frequentes - Consumidores Vulneráveis - Eletricidade
- Autoconsumo: como funciona?
- Alertas ERSE-GNR: Eletricidade e Gás - 2022
- Alertas ERSE-GNR: Eletricidade e Gás - 2023
- Alertas ERSE-GNR: Comércio Seguro Eletricidade e Gás - 2023
- Alertas ERSE-GNR: Eletricidade e Gás - 2024
- Alertas ERSE-GNR: Comércio Seguro Eletricidade e Gás - 2024
ERSExplica
- Como mudar de comercializador?
- Que opções horárias podem escolher os consumidores de eletricidade?
- Gás Natural - Relatório da Qualidade Serviço Técnica 2019
- Setor Elétrico - Relatório da Qualidade de Serviço Técnica 2019
- Regulamento das Relações Comerciais - Eletricidade e Gás
- Casos tipo de aplicação do regulamento do autoconsumo
- Aplicação do IVA na fatura de eletricidade
- Apoio extraordinário ao consumo de energia elétrica
- Regulamento - Plano de promoção da eficiência no consumo de energia
- Gás - Relatório da Qualidade de Serviço Técnica - 2020
- Eletricidade - Relatório da Qualidade de Serviço Técnica - 2020
- Alteração do contrato pelo comercializador de eletricidade e de gás natural
- O meu preço de energia subiu?! O que posso fazer?
- Como mudar para o mercado regulado de gás natural?
- Relatório da qualidade de serviço técnica 2021 - Eletricidade
- Relatório da qualidade de serviço técnica 2021 - Gás Natural
- Qualidade de serviço comercial - 2021
- Regime transitório de estabilização de preços do gás por pessoas coletivas com consumos superiores a 10 000 m3
- Mecanismo ibérico de limitação do preço do gás para produção de eletricidade
- Parâmetros de supervisão do Sistema Petrolífero Nacional
- Fixação excecional de tarifas de eletricidade a partir de 1 de julho de 2023
- Revisão regulamentar do setor elétrico
- Como reclamar?
- Quando e como comunicar a leitura do contador de eletricidade
- Quando e como comunicar a leitura do contador de gás
- Relatório da Qualidade de Serviço Técnica 2022 - Gás
- Relatório da Qualidade de Serviço Técnica 2022 - Eletricidade
- Relatório da Qualidade de Serviço Comercial 2022
- Relatório dos Mercados Retalhistas de Eletricidade e Gás - 2022
- Os preços da eletricidade subiram em janeiro de 2024? O que posso fazer?
- Fixação excecional de tarifas de eletricidade a partir de 1 de junho de 2024
- Tarifas e preços de gás natural de 1 de outubro de 2024 a 30 de junho de 2025
- Relatório da Qualidade de Serviço Técnica 2023 - Gás
- Relatório da Qualidade de Serviço Comercial 2023
- Relatório da Qualidade de Serviço Técnica 2023 - Eletricidade
- Proposta de Tarifas e Preços para a Energia Elétrica em 2025
Vídeos
- Como ler a fatura
- Como mudar de comercializador
- Como ajudar num conflito
- Como se calculam os preços do gás de garrafa?
- Como se calculam os preços do gás natural?
- Que opções horárias podem escolher os consumidores de eletricidade?
- Como se calculam os preços da eletricidade?
- O que é um contador inteligente?
- Que potência contratada deve o consumidor escolher?
- Como atuar em caso de más práticas comerciais?
- Como se calcula os preços dos combustíveis?
- Como usar o simulador de preços de energia?
- Como carregar um veículo elétrico nos pontos de acesso público?
- Onde posso carregar um veículo elétrico?
- Como escolho onde carregar o veículo elétrico?
- Mobilidade elétrica: Com quem falo?
- Mobilidade elétrica: Quem faz o quê?
Podcasts
- Leitura de contadores
- Mudança de comercializador
- Dica de Poupança - Combustível
- Serviços adicionais
- Contrato de energia
- Dica de poupança - Combustível
- Más práticas - Contacto porta a porta
- Más práticas - Mudança de comercializador
- Dica de poupança - Garrafas de gás
- Más práticas - Contratação involuntária
- Más práticas - Mudança de contadores
- Dica de poupança - Garrafas de gás
- Más práticas - Descontos
- Potência contratada
- Fidelização
- Cortes de fornecimento
- Simuladores de preços
- Visitas combinadas
- Contador inteligente
- Converse com a ERSE (Temporada 1) - Autoconsumo
- Converse com a ERSE (Temporada 1) - Faturas por estimativa
- Converse com a ERSE (Temporada 1) - Contadores inteligentes
- Converse com a ERSE (Temporada 1) - Alterações contratuais
- Converse com a ERSE (Temporada 1) - Serviços adicionais
- Converse com a ERSE (Temporada 1) - Visitas combinadas
- Converse com a ERSE (Temporada 1) - Contratação gás e eletricidade
- Converse com a ERSE (Temporada 1) - Simulador preços e potência a contratar
- Converse com a ERSE (Temporada 1) - Tarifa social
- Converse com a ERSE (Temporada 1) - Resolução de conflitos
- Converse com a ERSE (Temporada 1) - Interrupção do fornecimento
- Converse com a ERSE (Temporada 1) - Taxas e impostos
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Como reclamar
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Tarifa social
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Autoconsumo
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Preços e simuladores
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Mudança de comercializador
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Mobilidade elétrica
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Alterações contratuais
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Contadores inteligentes
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Períodos horários
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Serviços adicionais
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Excedente de consumo
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Interrupções por falta de pagamento
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Faturação por estimativa
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Potência contratada
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Meios de contacto das empresas
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Transição energética
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Acertos de faturação
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Agendamento de visitas às instalações
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Trocas de garrafas de gás
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Fiquei sem luz
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Como reduzir a fatura de eletricidade
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Compreender a fatura de eletricidade e gás
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Plano de promoção de eficiência no consumo de energia
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Contratação à distância
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Quem é e o que faz a ERSE
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Preços indexados na eletricidade
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Preço do gás engarrafado
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - Danos em equipamentos
- Converse com a ERSE (Temporada 2) - GPL canalizado