Apoio ao Consumidor de Energia

Constitui atribuição da ERSE proteger os direitos e os interesses dos consumidores, em particular dos clientes finais economicamente vulneráveis, em relação a preços, à forma e qualidade da prestação de serviços, promovendo a sua informação, esclarecimento e formação.

Nessa medida, a ERSE dispõe de uma unidade funcional dedicada — o Apoio ao Consumidor de Energia (ACE) — , que é responsável por:

  • informar e esclarecer as dúvidas dos consumidores de energia
  • promover e organizar ações de formação destinadas às entidades de defesa do consumidor e aos centros de arbitragem de conflitos de consumo
  • tratar as reclamações dos consumidores de energia, recomendando a resolução dos conflitos junto dos fornecedores ou distribuidores de energia

Trimestralmente, a ERSE edita o Boletim do ACE, dando a conhecer os resultados da sua atividade no tratamento das reclamações e pedidos de informação recebidos.

Para mais informações, consulte o espaço Consumidores de Energia, onde também encontra a Gia, a assistente virtual da ERSE, que responde diretamente às dúvidas mais frequentes dos consumidores e encaminha para informação complementar, sempre que possível. Visite também o espaço Multimédia, e veja os vídeos que ajudam o consumidor a fazer escolhas esclarecidas.