Boletins e Resumos Informativos

 

Na atividade de acompanhamento e monitorização do mercado liberalizado, reveste particular interesse caracterizar a evolução do mercado, particularmente quanto a número de clientes e consumos de energia. Procurando contribuir para o acesso mais transparente à informação, a ERSE divulga mensal mente um Boletim com essa caracterização.

Na atividade de acompanhamento e monitorização do mercado retalhista de eletricidade, a ERSE recolhe informação sobre os preços das ofertas comerciais, disponibilizados pelos vários comercializadores. Procurando contribuir para um maior e melhor acesso à informação, a ERSE divulga trimestralmente um Boletim com essa caracterização

Na atividade de acompanhamento e monitorização do comportamento dos mercados de combustíveis, a ERSE segue a evolução da cotação dos preços nos mercados internacionais das matérias-primas que influenciam os preços da eletricidade e do gás natural em Portugal. Procurando contribuir para um maior e melhor acesso à informação, a ERSE divulga trimestralmente um Boletim com essa caracterização.

Na atividade de acompanhamento da evolução financeira portuguesa e mundial, a ERSE segue a variação dos principais indicadores financeiros (como a taxa Euribor e as yields das obrigações do tesouro) que têm impacto nos proveitos permitidos das empresas reguladas e, portanto, nos preços da eletricidade e do gás natural. Procurando contribuir para um maior e melhor acesso à informação, a ERSE divulga trimestralmente um Boletim com essa caracterização.

Na atividade de acompanhamento e monitorização do mercado retalhista, a ERSE regista a evolução do número de reclamações e pedidos de informação para os setores da eletricidade, gás natural, gás de petróleo liquefeito (GPL) e combustíveis, bem como os temas mais reclamados pelos consumidores. Procurando contribuir para um maior e melhor acesso à informação, a ERSE divulga trimestralmente um Boletim com essa caracterização.

Na atividade de acompanhamento e monitorização do mercado grossista de eletricidade, reveste particular interesse caracterizar a evolução dos mercados organizados do Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL), a utilização das capacidades transfronteiriças entre Portugal e Espanha e a evolução do mercado de serviços de sistema em Portugal. Procurando contribuir para o acesso mais transparente à informação, a ERSE divulga um Boletim com essa caracterização.

Semestralmente a ERSE publica um resumo informativo que compara os preços da energia em Portugal com os dos países da União Europeia. Nestes resumos, os preços de eletricidade e de gás natural em Portugal que são comparados com os dos países da União Europeia (UE) são os dos consumidores mais representativos. As comparações de preços que aparecem habitualmente nas notícias são feitas para os consumidores mais representativos na UE. Apenas os consumos representativos dos consumidores domésticos de eletricidade são comuns para Portugal e a UE.

As estatísticas de preços nos países da União Europeia são divulgadas pelo Eurostat. O Eurostat divulga tanto os preços, como também os seus componentes, o que proporciona uma maior transparência. As estatísticas recolhidas pelo Eurostat sobre energia podem ser consultadas na base de dados de energia (em inglês, alemão ou francês). A cada semestre, o Eurostat publica artigos síntese sobre os preços de energia na União Europeia: