Ligar-se à rede de eletricidade
Precisa de pedir a ligação à rede?
Se mudou de casa, confirme primeiro se já tem ligação à rede elétrica, ou seja, se o local já dispõe dos elementos de ligação (fios, postes, espaço para o contador). Se já tiver ligação à rede, consulte a informação Contratar / Mudar de comercializador.
A quem pedir a ligação à rede?
Se não tiver ligação à rede, contacte o operador da rede de distribuição e peça um orçamento para a ligação à rede.
Mas antes, a instalação elétrica da sua casa deve estar preparada (certificada) para receber eletricidade. Consulte a informação no site da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Quem faz a ligação?
Os elementos de ligação podem ser construídos pelo operador da rede de distribuição ou por quem pede a ligação à rede.
Na verdade, o operador da rede não está obrigado a fazer a ligação quando esteja em causa apenas a construção de elementos para a ligação exclusiva à sua casa. Mas tem de fazê-lo se o consumidor não conseguir um orçamento para a construção da ligação exclusiva junto de outra empresa.
Quais são os custos da ligação?
São custos da ligação à rede elétrica os relacionados com:
- A construção dos elementos necessários à ligação exclusiva (promovida diretamente pelo consumidor ou pelo operador de rede)
- A construção dos elementos de ligação que são partilhados com outros consumidores (promovida pelo operador da rede)
- O serviço de ligação propriamente dito
- O reforço da rede (comparticipação nos custos), quando necessário
O que é o Código do Ponto de Entrega (CPE)?
É um código exclusivo que identifica a instalação elétrica da sua casa. É composto por 20 dígitos e começa pelas letras “PT”. O CPE é atribuído pelo operador da rede de distribuição e consta do seu contrato e da fatura de eletricidade. Independentemente do seu comercializador, o CPE é sempre o mesmo.