Ações de fiscalização
A ERSE realiza ações de fiscalização e de inspeção às empresas sujeitas à sua regulação e supervisão — designadamente, aos operadores de rede e outras infraestruturas reguladas e aos comercializadores de energia — em relação a matérias que sejam da sua competência.
Essas ações podem ser desencadeadas, independentemente de marcação prévia, tendo em vista a investigação de denúncias que tenham sido apresentadas a esta Entidade.
As fiscalizações e inspeções são uma forma de verificar as práticas seguidas pelos operadores regulados, permitindo que a ERSE possa cumprir, entre outros, os seguintes objetivos:
- Assegurar o cumprimento das disposições legais e regulamentares que são aplicáveis aos operadores, seus regulados
- Garantir o cumprimento das instruções e decisões da ERSE
- Melhor suportar a densificação de proveitos permitidos por aplicação das tarifas reguladas
- Verificar o cumprimento, por parte dos agentes dos setores regulados, das obrigações de serviço público
- Verificar o cumprimento dos padrões de qualidade de serviço
- Atuar na sequência de queixas dos consumidores
A verificação do cumprimento das normas sujeitas à fiscalização da ERSE é realizada através de meios próprios ou feita por entidades qualificadas devidamente credenciadas com elevados níveis de qualidade e critérios de independência, e incluem atividades realizadas on site ou off site. A ERSE recolhe junto dos operadores dados e outros elementos; promove deslocações aos locais, realiza testes de caráter técnico; auditorias e inspeções, programadas ou extraordinárias, muitas das quais servem de suporte à definição dos proveitos permitidos por aplicação das tarifas reguladas. Parte das ações de fiscalização levadas a cabo contêm informação sensível e confidencial.
2024
Setor | Tipo | Objeto | Empresa |
Fiscalização | Avaliação dos custos de funcionamento do Comercializador de Último Recurso Grossista | Transgás | |
Inspeção | Ação de inspeção ao cumprimento do Regulamento do PPEC - Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia | APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição | |
Inspeção |
Verificação do grau de cumprimento das obrigações previstas no RSRI para instalações integradas em 2022 |
E-Redes - Distribuição de Eletricidade, S.A. |
2023
Setor | Tipo | Objeto | Empresa |
Inspeção |
Ação de inspeção às faturas dos comercializadores de eletricidade, para clientes em BTN |
Comercializadores | |
Inspeção | Ação de cliente mistério a dezasseis lojas de atendimento presencial e quatro linhas de atendimento telefónico de comercializadores de eletricidade e gás natural para avaliar a qualidade do serviço comercial prestado aos clientes. Testados dois cenários: apresentação de reclamação por telefone e pedido de envio de resposta por escrito e solicitação de apresentação de proposta contratual. | Comercializadores | |
Fiscalização | Atendimento presencial (qualidade de serviço, livro de reclamações) | EDP Comercial | |
Fiscalização | Atendimento presencial (qualidade de serviço, livro de reclamações) | Petrogal (Galp) | |
Auditoria | Verificação das disposições regulamentares relativas à continuidade de serviço | E-Redes - Distribuição de Eletricidade, S.A. | |
Auditoria | Verificação das disposições regulamentares relativas à continuidade de serviço | EDA - Electricidade dos Açores, S.A. | |
Fiscalização | Follow up das conclusões e recomendações – auditoria aos ativos em BT | E-Redes - Distribuição de Eletricidade, S.A. | |
Fiscalização | Follow up das conclusões e recomendações – auditorias operações intragrupo GALP | GALP/Floene | |
Fiscalização | Reporte de investimentos na atividade de distribuição | REN Portgás Distribuição, S.A. | |
Fiscalização | Follow up das conclusões e recomendações – auditoria aos investimentos em sistemas e novas atividades do CUR | S.U. Eletricidade, S.A. | |
Auditoria | Avaliação e análise crítica às regras de alocação de OPEX e CAPEX por níveis de tensão (AT/MT e BT) | E-Redes - Distribuição de Eletricidade, S.A. | |
Fiscalização | Operações intragrupo do grupo EDA, natureza dos custos de operação de manutenção de equipamentos produtivos e operações com a empresa Graciólica | EDA, S.A. |
2022
Setor | Tipo | Objeto | Empresa |
Inspeção |
Ação de cliente mistério a nove lojas de atendimento presencial e três linhas de atendimento telefónico de comercializadores de eletricidade e gás natural para avaliar a qualidade do serviço comercial prestado aos clientes. Testados dois cenários: aumento/redução de potência contratada (setor elétrico); reclamação sobre valor faturado (setor do gás natural) |
Comercializadores |
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Auditoria | Auditoria ao cumprimento das regras e procedimentos de mudança de comercializador no setor elétrico e nos setor do gás natural |
ADENE - Agência para a Energia, enquanto Operador Logístico de Mudança de Comercializador |
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Auditoria | Auditoria à Aplicação e Faturação das Tarifas de Acesso às Redes na Atividade de Distribuição de Gás Natural | Lisboagás GDL - Sociedade Distribuidora de Gás Natural de Lisboa, S.A. | |
Fiscalização | Atendimento presencial (qualidade de serviço, livro de reclamações) | Iberdrola Portugal | |
Fiscalização | Verificação da separação contabilística entre atividades regulada e não regulada | MOBI.E | |
Auditoria |
Ativos de Baixa Tensão entrados em exploração e aos ativos abatidos em 2018 e 2019 |
E-Redes - Distribuição de Eletricidade, S.A. |
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Auditoria |
Aplicação do incentivo à racionalização económica dos investimentos (IREI) |
REN - Rede Eléctrica Nacional, S.A. |
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Auditoria |
Investimentos em sistemas de informação e aos custos decorrentes das novas atividades da SU Eletricidade |
SU Eletricidade, S.A. |
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Fiscalização | Cumprimento do Regulamento dos Serviços das Redes Inteligentes | EEM - Empresa de Electricidade da Madeira, S.A. |