Glossário
Gás Butano
Hidrocarboneto de fórmula química C4H10 e que é utilizado como combustível cujo ponto de ebulição é de -1ºC. É geralmente comercializado em garrafa e a granel.
Gás de Petróleo Liquefeito (GPL)
Mistura de hidrocarbonetos gasosos nas condições ambiente de temperatura e pressão. Passam ao estado líquido à temperatura ambiente, quando sujeitos a pressões moderadas (menos de 1,5 MPa ou 200 psi). É um produto derivado do processamento de gás natural e da refinação de petróleo. A maioria dos seus componentes são: propano, butano e propileno.
Gás natural (GN)
Mistura de compostos de hidrocarbonetos e de pequenas quantidades de vários não-hidrocarbonetos, existentes em estado gasoso ou em solução com petróleo bruto em reservatórios naturais subterrâneos. O seu maior componente é o metano.
Gás Natural Comprimido
Gás natural no estado gasoso, a uma pressão superior à pressão atmosférica. O gás natural comprimido é utilizado para armazenamento, seja nas cavernas subterrâneas seja em pequenos depósitos presentes em veículos a gás natural.
Gás natural liquefeito (GNL)
Gás natural no estado líquido.
Gás Natural Veicular (GNV)
Inclui todas as formas de utilização de gás natural em veículos de motor de combustão, nomeadamente na forma de gás natural comprimido (GNC) e gás natural liquefeito (GNL). Existem postos de abastecimento de veículos a gás natural, disponibilizando GNL e/ou GNC, que são instalações particulares, não integrando as infraestruturas das redes. A obtenção de GNC implica a utilização de compressores, para encher depósitos de GN a pressões elevadas.
Gás Propano
Hidrocarboneto de fórmula química C3H8 e que é utilizado como combustível, cujo ponto de ebulição é de -42ºC. É comercializado em garrafas, canalizado, a granel ou ainda, em automóveis.
Gases com Efeito de Estufa (GEE)
Substâncias gasosas que absorvem a energia e o calor do Sol que são irradiados pela superfície da Terra, conserva-os na atmosfera e evitando que escapem para o espaço. Para além do vapor de água (H2O) e do dióxido de carbono (CO2) inclui o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e os compostos halogenados, como os hidrofluorcarbonetos (HFCs), os perfluorcarbonetos (PFCs) e o hexafluoreto de enxofre (SF6).
Gasóleo
Mistura de hidrocarbonetos líquidos destinada à alimentação dos motores de ignição por compressão (ciclo Diesel). O comportamento do gasóleo depende das temperaturas a que é utilizado.
Gasolina
Mistura incolor e altamente volátil de hidrocarbonetos destinada à alimentação de motores de combustão interna e na preparação de outros produtos químicos. Deve satisfazer especificações quanto às suas características físicas e químicas, das quais a mais importante é a resistência à autoinflamação.
Gestão da procura
Consiste na execução de medidas de incentivo aos consumidores que levem estes a modificar os seus níveis e padrões de consumo. Termo em inglês, Demand Side Management (DSM).
Gestor de Sistema
Função da entidade concessionária da RNT que assegura a coordenação do funcionamento das instalações do SEP e das instalações ligadas a este sistema.
Grau API
Classificação do petróleo de acordo com a sua densidade. Escala de densidades do American Petroleum Institute (API).
Grupo gerador
Conjunto de equipamentos constituído por uma máquina motriz (turbina ou motor), um alternador e equipamentos auxiliares.