Glossário

Hidrocarboneto de fórmula química C4H10 e que é utilizado como combustível cujo ponto de ebulição é de -1ºC. É geralmente comercializado em garrafa e a granel.

Mistura de hidrocarbonetos gasosos nas condições ambiente de temperatura e pressão. Passam ao estado líquido à temperatura ambiente, quando sujeitos a pressões moderadas (menos de 1,5 MPa ou 200 psi). É um produto derivado do processamento de gás natural e da refinação de petróleo. A maioria dos seus componentes são: propano, butano e propileno.

Mistura de compostos de hidrocarbonetos e de pequenas quantidades de vários não-hidrocarbonetos, existentes em estado gasoso ou em solução com petróleo bruto em reservatórios naturais subterrâneos. O seu maior componente é o metano.

Gás natural no estado gasoso, a uma pressão superior à pressão atmosférica. O gás natural comprimido é utilizado para armazenamento, seja nas cavernas subterrâneas seja em pequenos depósitos presentes em veículos a gás natural.

Gás natural no estado líquido.

Inclui todas as formas de utilização de gás natural em veículos de motor de combustão, nomeadamente na forma de gás natural comprimido (GNC) e gás natural liquefeito (GNL). Existem postos de abastecimento de veículos a gás natural, disponibilizando GNL e/ou GNC, que são instalações particulares, não integrando as infraestruturas das redes. A obtenção de GNC implica a utilização de compressores, para encher depósitos de GN a pressões elevadas.

Hidrocarboneto de fórmula química C3H8 e que é utilizado como combustível, cujo ponto de ebulição é de -42ºC. É comercializado em garrafas, canalizado, a granel ou ainda, em automóveis.

Substâncias gasosas que absorvem a energia e o calor do Sol que são irradiados pela superfície da Terra, conserva-os na atmosfera e evitando que escapem para o espaço. Para além do vapor de água (H2O) e do dióxido de carbono (CO2) inclui o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e os compostos halogenados, como os hidrofluorcarbonetos (HFCs), os perfluorcarbonetos (PFCs) e o hexafluoreto de enxofre (SF6).

Mistura de hidrocarbonetos líquidos destinada à alimentação dos motores de ignição por compressão (ciclo Diesel). O comportamento do gasóleo depende das temperaturas a que é utilizado.

Mistura incolor e altamente volátil de hidrocarbonetos destinada à alimentação de motores de combustão interna e na preparação de outros produtos químicos. Deve satisfazer especificações quanto às suas características físicas e químicas, das quais a mais importante é a resistência à autoinflamação.

Consiste na execução de medidas de incentivo aos consumidores que levem estes a modificar os seus níveis e padrões de consumo. Termo em inglês, Demand Side Management (DSM).

Função da entidade concessionária da RNT que assegura a coordenação do funcionamento das instalações do SEP e das instalações ligadas a este sistema.

Classificação do petróleo de acordo com a sua densidade. Escala de densidades do American Petroleum Institute (API).

Conjunto de equipamentos constituído por uma máquina motriz (turbina ou motor), um alternador e equipamentos auxiliares.