Glossário

Intercontinental Exchange, Inc.- empresa norte-americana que opera em mercados virtuais, nos quais se transacionam contratos de futuros e contratos over the counter (OTC) sobre energia e commodities, assim como outros produtos derivados financeiros.

Aptidão de um dispositivo, de um aparelho ou de um sistema para funcionar sem que o seu desempenho seja degradado na presença de uma perturbação eletromagnética.

Qualquer anomalia na rede elétrica, com origem no sistema de potência ou não, que requeira ou cause a abertura automática de disjuntores.

Parâmetro de caracterização da qualidade de serviço, quer na vertente técnica quer na vertente comercial, que considera a globalidade dos sistemas ou conjuntos de instalações com iguais características.

Parâmetro de caracterização da qualidade de serviço, quer na vertente técnica quer na vertente comercial, que caracteriza a qualidade de serviço em cada um dos pontos da rede ou para cada um dos clientes.

Índice geralmente aplicável ao gasóleo. Número relacionado com o tempo entre a injeção de combustível e o início da combustão. É indicativo da eficácia da reação que tem lugar em motores de combustão interna (gasóleo). Ao composto hexadecano, foi atribuído um número de cetano de 100 devido ao facto de este inflamar-se facilmente sob pressão.

Índice geralmente aplicável à gasolina. Número que indica a resistência dos combustíveis à ignição espontânea. Quanto maior for o índice de octano, maior é a resistência do combustível à ignição espontânea. A classificação é derivada da comparação entre um combustível e uma mistura de referência de iso-octano.

Variação dos preços no Consumo Final das Famílias, divulgada pelo INE, nas contas nacionais trimestrais.

Indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Portugal.

Indicador que permite quantificar o desvio do valor total de energia produzida por via eólica num determinado período, em relação à que se produziria se ocorresse um regime eólico médio.

Indicador que permite quantificar o desvio do valor total de energia produzida por via hídrica num determinado período, em relação à que se produziria se ocorresse um regime hidrológico médio.

Razão entre o poder calorífico superior e a raiz quadrada da densidade relativa do gás.

Situação em que um elemento ou instalação não se encontra em estado de poder funcionar.

Indisponibilidade não programada.

Indisponibilidade em que a potência máxima de um elemento ou instalação não pode ser atingida, por razões programadas ou fortuitas.

Indisponibilidade devida a operações de manutenção na própria instalação ou noutra instalação da rede em que aquela se integra, previstas com antecedência. 

Infraestruturas da RPGN, nomeadamente os terminais de receção, armazenamento e regaseificação de GNL, os armazenamentos subterrâneos de gás natural, as redes de transporte e distribuição e as unidades autónomas de gás natural.

Instalação utilizada para o armazenamento de gás natural, pertencente e/ou explorada por uma empresa de gás natural, incluindo a parte das instalações de GNL utilizada para o armazenamento, mas excluindo as instalações exclusivamente reservadas aos operadores das redes de transporte no exercício das suas funções.

Instalação privada situada a jusante da RPGN para uso de um ou mais clientes finais.

Instalação utilizada para a liquefação de gás natural ou para a importação, descarga e regaseificação de GNL, incluindo os serviços auxiliares e as instalações de armazenamento temporário necessários para o processo de regaseificação e subsequente entrega à rede de transporte, mas excluindo as partes dos terminais de GNL utilizadas para o armazenamento.

Instalação destinada à aplicação da energia elétrica por transformação noutra forma de energia.

Conjunto de equipamentos elétricos para a produção, o transporte, a distribuição, a conversão ou a utilização de energia elétrica.

Instalação estabelecida com o fim de realizar, com carácter temporário, um evento de natureza social, cultural ou desportiva.

Instalação destinada a ser usada por tempo limitado, no fim do qual é desmontada, deslocada ou substituída por outra definitiva.

Relação entre o consumo interno bruto ou o consumo final de energia e o produto interno bruto.

Ligação por gasoduto entre redes de transporte, designadamente para trocas inter-regionais ou internacionais de gás natural.

Ligação por uma ou várias linhas, entre duas ou mais redes, designadamente para trocas inter-regionais ou internacionais de energia elétrica.

Interrupção do fornecimento ou da entrega de energia elétrica ou de gás natural provocada por defeitos permanentes ou transitórios, na maior parte das vezes ligados a acontecimentos externos, a avarias ou a interferências.

Interrupção acidental com uma duração igual ou inferior a 3 minutos.

Situação em que o valor eficaz da tensão de alimentação no ponto de entrega é inferior a 1% da tensão declarada, em pelo menos uma das fases, dando origem a cortes de consumo nos clientes.

Ausência de fornecimento de gás natural a uma infraestrutura de rede ou à instalação do cliente.

Interrupção acidental com uma duração superior a três minutos.

Interrupção do fornecimento ou da entrega, para permitir a execução de trabalhos na rede, da qual os clientes são informados com antecedência.

Regime de contratação de energia elétrica que prevê a possibilidade de interrupção do fornecimento com a finalidade de limitar os consumos em determinados períodos considerados críticos para a exploração e segurança do sistema elétrico.