Glossário

Percentagem de incorporação de biocombustível (5%, 10% ou 85%) na gasolina.

Fenómeno que ocorre na atmosfera terrestre, pelo qual o calor proveniente do Sol, captado pela Terra e reemitido à sua superfície, é impedido de se dissipar pelos gases presentes na atmosfera.

Infraestrutura física que permite a ligação elétrica entre uma instalação, produtora ou consumidora, e as redes de transporte e distribuição.

Elementos por onde esteja previsto transitar, exclusivamente, energia elétrica produzida ou consumida na instalação em causa.

Elementos que permitem a ligação à rede de mais do que uma instalação.

Emissões produzidas pelos automóveis que queimam combustíveis fósseis tradicionais. Os gases libertados incluem substâncias tóxicas como o monóxido de carbono (CO), óxidos de azoto (NOx) e hidrocarbonetos.

Fenómeno resultante do funcionamento de um dispositivo, aparelho ou sistema elétrico, associado à propagação da energia eletromagnética a partir de uma fonte por radiação ou condução, e que dá origem a variações de uma grandeza elétrica.

Libertação de gases para a atmosfera. No contexto das alterações climáticas globais, incluem gases capazes de alterar o clima, os chamados GEE. Um exemplo típico de emissão é a libertação de CO₂ durante a queima de combustível.

É a energia que ao ser transferida de um gerador para uma carga, pode ser transformada em trabalho útil nessa carga.

Produção de energia elétrica a partir da conversão da energia das ondas, designadamente através de dispositivos de aproveitamento da energia das marés.

Energia correspondente à diferença entre a energia medida e o programa de contratação de energia, na parte que respeita às ofertas referentes a um agente de mercado ou comercializador, em cada período de acerto de contas.

Energia absorvida da rede, resultante do somatório dos desvios relativos ao programa de contratação de energia, ajustado para perdas. Os desvios podem resultar de consumos superiores ao programado no caso de instalações consumidoras ou produções inferiores ao programado no caso de instalações produtoras.

Energia injetada na rede, resultante do somatório dos desvios relativos ao programa de contratação de energia, ajustado para perdas. Os desvios podem resultar de consumos inferiores ao programado no caso de instalações consumidoras ou produções superiores ao programado no caso de instalações produtoras.

Produção de energia elétrica utilizando o recurso eólico, designadamente através de aerogeradores.

Produção de energia elétrica utilizando o caudal afluente ou a diferença de nível (queda) em cursos de água, independentemente da dimensão e do regime de remuneração.

Indicador geral de continuidade de serviço para as redes de distribuição de energia elétrica em MT. Valor estimado da energia não distribuída nos pontos de entrega dos operadores das redes de distribuição, devido a interrupções de fornecimento, durante um determinado tempo (normalmente um ano civil).

Indicador geral de continuidade de serviço para as redes de transporte de energia elétrica. Valor estimado da energia não fornecida nos pontos de entrega do operador da rede de transporte, devido a interrupções de fornecimento durante um determinado tempo (normalmente um ano civil).

Produção de energia elétrica recorrendo a fissão nuclear.

É a energia que ao ser transferida de um gerador para uma carga, de seguida retorna da carga para o gerador, sem produzir trabalho útil. De uma maneira intuitiva, a energia reativa é inicialmente absorvida e de seguida libertada pela carga, correspondendo a ciclos de armazenamento e libertação de energia pelo campo magnético de uma carga indutiva ou pelo campo elétrico de uma carga capacitiva. Esta energia, apesar de não produzir trabalho, gera perdas e ocupa capacidade de transporte/distribuição pelo simples facto de transitar nas redes.

Produção de energia elétrica tendo por base a conversão direta da luz solar por meio do efeito fotovoltaico.

Produção de energia elétrica a partir da queima de combustíveis fósseis, nomeadamente: gás natural, carvão, diesel e fuel.

Alimentação física de energia elétrica.

Alimentação física de gás natural.

Formulação termodinâmica que descreve a relação pressão-volume-temperatura de uma mistura, com base nos vários componentes presentes. Termo em inglês, Equation of state (EoS).

Equipamentos destinados à medição e registo do caudal ou da energia fornecida.

Equipamentos elétricos destinados à medição e registo da energia ou potência elétricas.

Posto constituído por um conjunto de instalações destinado a fins específicos, tais como redução da pressão, aquecimento do gás emitido e medição dos caudais.

Variação percentual da frequência, em relação à frequência nominal, quando um grupo gerador varia a sua potência ativa desde zero até ao seu valor nominal.

Álcool que pode ser utilizado como combustível.

Composto químico usado como um aditivo oxigenado para gasolina.

Composto químico usado como um aditivo oxigenado para gasolina.