Tarifas solidárias
O programa «Botija de Gás Solidária» é um apoio financeiro extraordinário e excecional que visa ajudar os consumidores domésticos mais vulneráveis na aquisição de gás de petróleo liquefeito (GPL) engarrafado, contribuindo para a mitigação da pobreza energética. O apoio é regulado pelo Despacho n.º 1016/2026, de 29 de janeiro, que aprova o Regulamento do Apoio Extraordinário e Excecional «Botija de Gás Solidária» para o ano de 2026, no âmbito do Fundo Ambiental.
Âmbito geográfico: O apoio é aplicável em todo o território nacional.
Montante do apoio: O apoio corresponde a 15 euros por garrafa de GPL, podendo cada beneficiário solicitar o reembolso de até duas garrafas por mês, com o limite máximo de 12 garrafas por ano, durante o ano de 2026, ou até ao esgotamento da dotação disponível. A dotação máxima global do apoio para 2026 é de 2 065 000 euros, resultante da dotação prevista para o ano de 2026 e do saldo transitado do exercício de 2025.
Beneficiários: Podem aceder ao apoio os consumidores domésticos com contrato de fornecimento de eletricidade que:
- sejam beneficiários da tarifa social de energia elétrica (TSEE); ou
- integrem um agregado familiar em que pelo menos um dos seus membros seja beneficiário de uma das seguintes prestações sociais mínimas:
- Complemento solidário para idosos
- Rendimento social de inserção
- Pensão social de invalidez
- Complemento da prestação social para a inclusão
- Pensão social de velhice
- Subsídio social de desemprego
Financiamento e gestão: O apoio é financiado pelo Fundo Ambiental e gerido em articulação com a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), sendo operacionalizado pelas juntas e uniões de freguesias aderentes.
Pagamento do apoio: O pagamento do apoio pode ser efetuado em numerário, transferência bancária ou cheque, mediante confirmação da elegibilidade e apresentação da documentação exigida, junto das juntas ou uniões de juntas de freguesia aderentes.
Mais informações: Os consumidores podem obter informações adicionais no portal do Fundo Ambiental, no site da ANAFRE ou através do endereço eletrónico apoiogas@fundoambiental.pt.
Consulte aqui a lista das juntas de freguesia aderentes ao programa Botija de Gás Solidária.
