Operação das infraestruturas

O Sistema Nacional de Gás (SNG) inclui diversas infraestruturas que asseguram, através de uma gestão integrada e coordenada, a receção, transporte e entrega aos consumidores.

As principais infraestruturas da rede de alta pressão recebem o gás proveniente dos produtores (terminal de GNL) e de outros mercados internacionais (interligações), garantindo a gestão operacional (rede de transporte) e a segurança de abastecimento e flexibilidade comercial (armazenamento subterrâneo).

Para saber mais, consulte o módulo pedagógico O gás natural: como funciona?

Dados estatísticos

O dashboard sobre as infraestruturas de gás apresenta dados de operação das infraestruturas do SNG.

Outra informação

Diversas entidades produzem e disponibilizam informação atualizada sobre o setor do gás.

Junto da REN Gasodutos (gestor técnico global do SNG), pode aceder a dados sobre o sistema de gás e sobre o acesso ao mercado de gás.

A Rede europeia dos operadores das redes de transporte para o gás (ENTSO-G) disponibiliza uma plataforma de transparência sobre as interligações europeias de gás.

A Gas Infrastructure Europe (GIE) é uma organização de operadores de infraestruturas que disponibiliza dados à escala da UE sobre os terminais de GNL e sobre as infraestruturas de armazenamento.

A Direção-Geral de Energia e Geologia disponibiliza informação sobre o licenciamento dos agentes e operadores do setor e sobre dados estatísticos da energia.

Mantenha-se informado sobre as dinâmicas do setor do gás.