ERSE promoveu debate sobre análise e perspetivas da literacia energética em Portugal
19/03/2025
A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos realizou, a 13 de março de 2025, em Lisboa, uma iniciativa ConvERSE sobre o tema “Literacia energética em Portugal: Diagnóstico, e agora?”, destinada a promover o debate em torno desta problemática e divulgar o estudo sobre literacia dos consumidores na área da energia, realizado, em finais de 2024, pela consultora Qmetrics.
Pedro Verdelho, presidente da ERSE, apontou a participação e inclusão, através da proteção e empoderamento dos consumidores e envolvimento dos interessados, como um dos principais pilares do Plano Estratégico e Financeiro Plurianual 2023-2027 da ERSE, tendo realçado a necessidade de reforço da literacia energética e a promoção do conhecimento, em especial num contexto de transição energética.
O presidente da ERSE destacou igualmente as ações de formação de proximidade, desenvolvidas pela ERSE junto dos consumidores, através de diversos protocolos celebrados, entre outros, com a GNR, Entreajuda, Casa Pia, CAP, AIP – CCI, bem como a crescente produção de materiais pedagógicos, em linguagem simples e clara, para assegurar uma melhor compreensão das decisões regulatórias.
O evento prosseguiu com a apresentação, por parte da diretora-geral da Qmetrics, Susana Justo, dos objetivos, metodologia e principais conclusões do estudo sobre literacia dos consumidores na área da energia, o qual abrangeu todo o território nacional e envolveu consumidores domésticos do setor da energia (eletricidade e gás natural), com idades entre os 18 e os 75 anos. Na sequência deste trabalho, o índice de literacia dos consumidores foi fixado em 45,3 pontos, registando-se uma ligeira evolução positiva face ao estudo efetuado, também pela ERSE, em 2020.
O evento contou ainda com a presença das sociólogas e investigadoras do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Luísa Schmidt e Ana Horta, que identificaram alguns dos problemas associados à iliteracia energética, bem como soluções de melhoria.
No segundo painel foram divulgados casos práticos por Fernando Viana, presidente e diretor-executivo do Tribunal Arbitral de Consumo (CNIACC e CIAB), Fernanda Santos, coordenadora do Departamento de Formação e Educação da DECO, Pedro Andersson, jornalista da SIC e responsável pelo programa Contas Poupança, e pela SU Eletricidade, promotora do Projeto Twist, desenvolvido com o apoio do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia.
Os dois painéis foram moderados por Pedro Costa, diretor de Consumidores de Energia, da ERSE.
O encerramento do ConvERSE esteve a cargo da administradora da ERSE, Isabel Apolinário, que apontou para a relevância do lançamento do novo serviço da ERSE, designado “Vamos simular consigo”, o qual pretende levar ao conhecimento dos consumidores, no seu local de trabalho, o simulador de preços de energia da ERSE e a forma como a sua utilização pode ajudar a escolher a melhor oferta de energia em mercado e a poupar na fatura da energia. Realçando a necessidade constante de capacitar os consumidores, Isabel Apolinário destacou, por outro lado, o papel dos comercializadores neste processo face à sua proximidade com os clientes.
Aceda ao Estudo de literacia dos consumidores domésticos na área da energia
Apresentações dos Oradores:
Susana Justo - Diretora-Geral da QMetrics
Fernando Viana - Presidente e Diretor-Executivo do Tribunal Arbitral de Consumo (CNIACC e CIAB)
Fernanda Santos - Coordenadora do Departamento de Formação e Educação da DECO
Pedro Andersson - Jornalista da SIC - Programa Contas Poupança