ERSE divulga relatório relativo ao desempenho técnico dos operadores das redes elétricas em 2024

09/10/2025

A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulga hoje o Relatório da Qualidade de Serviço Técnica do Setor Elétrico relativo a 2024, o qual avalia a qualidade do fornecimento de eletricidade prestada aos consumidores por parte dos operadores das redes de transporte e de distribuição de eletricidade.

A qualidade de serviço de fornecimento de eletricidade prestada aos clientes é medida através de indicadores de continuidade de serviço, bem como de indicadores que monitorizam a qualidade da energia elétrica.

Deste modo verifica-se que, em 2024, a Rede Nacional de Transporte, operada pela REN - Rede Eléctrica Nacional, registou uma melhoria, face a 2023, nos indicadores gerais de continuidade de serviço. Apesar de ter tido três interrupções acidentais (uma interrupção longa e duas interrupções breves), as mesmas não comprometeram o cumprimento dos padrões individuais de fornecimento de eletricidade.

Na Rede Nacional de Distribuição, operada pela E-REDES, observou-se uma redução do número médio de interrupções no fornecimento de eletricidade, embora a duração média dessas interrupções tenha aumentado devido à ocorrência de eventos excecionais de grande impacto como os incêndios nas regiões Norte e Centro e a tempestade Kirk. O valor das compensações pagas aos clientes de alta, média e baixa tensão (AT, MT e BT) por incumprimento dos indicadores individuais de continuidade de serviço totalizou 993 mil euros, duplicando face aos valores registados em 2023.

No que respeita às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, cujos operadores de rede são a EDA e a EEM, respetivamente, verificou-se uma melhoria dos indicadores de continuidade de serviço.

A EDA registou três incumprimentos dos padrões individuais, correspondendo a uma redução de 75% face a 2023 e pagou compensações aos clientes de MT e BT no valor de 1 012 euros, superior ao do ano anterior. A EEM registou 136 incumprimentos dos padrões individuais, com compensações pagas aos clientes de MT e BT no valor de 1 847 euros, um aumento de 40% face a 2023.

De modo a reforçar o acesso de todos os interessados à informação produzida pela ERSE, é também divulgada uma brochura ERSExplica que destaca os principais indicadores de continuidade de serviço nas redes de distribuição de baixa tensão, com o objetivo de facilitar o acesso à informação e promover a literacia energética dos consumidores.

 

Aceda ao Relatório da Qualidade de Serviço Técnica – Setor Elétrico 2024

Aceda ao ERSExplica – Síntese do Setor Elétrico 2024

Aceda ao Dashboard interativo – Indicadores da Qualidade Técnica do Setor Elétrico