ERSE divulga Relatório da Qualidade de Serviço Técnica do setor do gás - 2022

18/09/2023

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulgou o Relatório da Qualidade de Serviço Técnica do setor do gás relativo a 2022, que faz a caracterização e a avaliação global da qualidade de serviço do setor, tendo concluído que houve um bom desempenho das empresas no cumprimento dos indicadores de qualidade de serviço técnica.

Nos termos do Regulamento da Qualidade de Serviço dos setores elétrico e do gás, a ERSE publica anualmente informação sobre a continuidade de serviço, a pressão de fornecimento e a caracterização do gás disponibilizada pelos vários operadores de infraestruturas, designadamente rede de transporte, redes de distribuição e terminal de gás natural liquefeito.

Em 2022, não se registaram interrupções na rede de transporte de gás, tal como verificado no ano anterior. Nas redes de distribuição, verificou-se uma redução em cerca de 35% do número de clientes interrompidos face a 2021, bem como o cumprimento de todos os padrões gerais associados aos vários indicadores pelos operadores de rede de distribuição.

Com o objetivo de incentivar o conhecimento e a participação ativa da sociedade na regulação do setor energético e alargar o acesso à informação produzida pela ERSE, é publicada, conjuntamente com o relatório, uma brochura ERSExplica – que sintetiza alguns dos principais indicadores da qualidade de serviço técnica.

A ERSE publica ainda um Dashboard (Quadro Interativo) com a evolução dos principais indicadores de continuidade de serviço dos operadores das infraestruturas (Terminal de GNL, Operador da Rede Nacional de Transporte de gás e Operadores das redes de distribuição), bem como a evolução das principais características do gás da rede de transporte.

Aceda ao Relatório da Qualidade de Serviço Técnica de Gás referente a 2022

Aceda ao ERSExplica 

Aceda ao Dashboard