ERSE associou-se à GNR na Operação Censos Sénior em Coimbra e na Lousã
28/10/2025
A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos associou-se, pelo quarto ano consecutivo, à Operação Censos Sénior 2025 da Guarda Nacional Republicana (GNR), tendo participado, dia 23 de outubro, nas ações de sensibilização realizadas nas freguesias de Cernache, Espinhal e Lousã, no distrito de Coimbra.
Esta iniciativa, que se enquadra no âmbito do policiamento comunitário, permitiu aos agentes da GNR e às equipas da ERSE, contactar diretamente cerca de dezena e meia de idosos que se encontram sinalizados por viverem sozinhos ou estarem em situações de isolamento geográfico.
O objetivo é sensibilizar esta população, mais vulnerável, para comportamentos de autoproteção e reforçar o sentimento de segurança. Por seu turno, na área da energia, a ERSE tem alertado para a existência de más práticas na contratação de energia, bem como informado os idosos sobre temas como a existência de tarifa social ou os serviços adicionais, que podem agravar a fatura de eletricidade.
As duas ações foram conduzidas pelos Destacamentos da GNR de Coimbra e da Lousã e permitiram distribuir materiais informativos, entre os quais um bloco de notas com alertas ERSE e Conselhos GNR e ainda uma lanterna com dínamo para situações de falta de energia.
A operação Censos Sénior 2025, da GNR, está a percorrer o território nacional desde o dia 1 de outubro deste ano, devendo estender-se até 16 de novembro de 2025. A iniciativa inclui um conjunto de ações de patrulhamento e sensibilização direcionadas aos 42 873 mil idosos sinalizados em todo o país.
O protocolo de cooperação entre a ERSE e a GNR foi assinado em 2021 e visa o desenvolvimento de ações e iniciativas conjuntas de combate à iliteracia energética e à identificação de práticas abusivas ou desleais por parte dos agentes do mercado energético junto dos consumidores, em especial dos mais vulneráveis.

