Debate sobre energia eólica permitiu troca de experiências entre Portugal e Brasil

12/02/2010

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) promoveu no dia 10 de Fevereiro uma Mesa-Redonda sobre Energia Eólica, que reuniu, em Lisboa, especialistas portugueses da ERSE, da REN e do INESC Porto e brasileiros da ANEEL, EPE, ONS e CCEE, bem como investidores e gestores de parques eólicos.

O encontro permitiu a troca de experiências entre Portugal e o Brasil relativamente à produção eólica, designadamente sobre questões como a gestão técnica do sistema eléctrico, o regime de remuneração e as soluções adoptadas para a promoção e desenvolvimento desta energia renovável.

Foram abordados alguns dos desafios colocados pela produção eólica à gestão técnica do sistema eléctrico devido à variabilidade da sua produção e à correspondente necessidade de estudar soluções integradas de produção eólica e de armazenamento de energia, bem como de adoptar novos requisitos técnicos que assegurem a operação do sistema eléctrico de forma segura e flexível.

O regime de remuneração e os incentivos regulatórios para a energia eólica foram também debatidos, designadamente as questões da rendibilidade e do risco na perspectiva dos promotores e dos investidores e as questões do binómio custo/benefício na perspectiva dos gestores das redes e dos consumidores. 

Foi igualmente analisada a necessidade do sistema eléctrico se adaptar a uma realidade caracterizada por elevados níveis de penetração de energia renovável, quer ao nível do planeamento das redes, quer da operação do sistema. A necessidade das redes eléctricas evoluírem no sentido das “Smart Grids” e de serem adoptadas medidas inovadoras que contribuam para um maior envolvimento da procura na gestão do sistema foram também temas objecto de reflexão nesta Sessão.

O encontro permitiu ainda perceber quais as soluções adoptadas por ambos os países para promover o desenvolvimento da energia eólica, bem como os diferentes objectivos de política energética que levaram Portugal e o Brasil a apostar nesta energia renovável.

A ERSE publicará oportunamente um relato com as principais ideias e conclusões apresentadas e discutidas neste encontro.

Consulte o Programa.

Aceda ao conjunto das apresentações nesta página.