ERSE reforça cooperação com reguladores argelinos através de novos memorandos de entendimento
19/05/2025
A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, representada pelo seu presidente, Pedro Verdelho, assinou a 15 de maio de 2025 dois memorandos de entendimento com as entidades homólogas da Argélia: a Autorité de Régulation de l’Hydrocarbure (ARH) e a Commission de Régulation de l’Électricité et du Gaz (CREG). A cerimónia contou com a presença do Embaixador da Argélia em Lisboa, Saïd Moussi, cujas funções se iniciaram recentemente em Lisboa.
A cerimónia visou reafirmar o compromisso de cooperação bilateral entre as instituições, sob os auspícios da colaboração regional promovida pela MEDREG – a Associação dos Reguladores Energéticos do Mediterrâneo, que esteve representada no evento. A presença da MEDREG sublinhou a importância da partilha de experiências e boas práticas entre reguladores da região.
A assinatura destes memorandos reforça os laços entre Portugal e a Argélia no domínio da regulação energética e contribui para a transparência, eficiência e estabilidade dos mercados energéticos no espaço mediterrânico.
As entidades argelinas fizeram-se representar pelos respetivos presidentes, Rachid Nadil (ARH), e Wassila Atimene (CREG).
Estes entendimentos refletem o compromisso contínuo da ERSE em aprofundar a cooperação internacional, promovendo uma regulação energética assente em princípios de independência, transparência e foco nos consumidores.