ERSE publica Relatório da Qualidade de Serviço Técnica do setor elétrico 2022

12/10/2023

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulgou o Relatório da Qualidade de Serviço Técnica do setor elétrico referente a 2022 que avalia a qualidade do fornecimento de eletricidade prestada aos consumidores por parte dos operadores das redes de transporte e de distribuição. Esta monitorização assenta no cumprimento dos padrões de qualidade estabelecidos no Regulamento da Qualidade de Serviço.

A qualidade de serviço de fornecimento de eletricidade prestada aos clientes é medida através de indicadores de continuidade de serviço, bem como de indicadores que monitorizam a qualidade da energia elétrica.

Na Rede Nacional de Transporte, operada pela REN-Rede Eléctrica Nacional, registaram-se, em 2022, duas interrupções acidentais longas nos pontos de entrega de Alcochete e Carvoeira. Apesar disso, o reduzido número de interrupções verificados nos pontos de entrega da rede de transporte é demonstrativo da fiabilidade desta rede.

No mesmo período, a Rede Nacional de Distribuição, operada pela E-Redes, apresentou uma melhoria no seu desempenho em termos da qualidade de serviço percecionada pelos clientes, comparativamente com o ano de 2021.

O valor das compensações pagas aos clientes, em 2022, por incumprimento dos padrões individuais de continuidade de serviço, por parte da E-Redes, totalizou cerca de 765 mil euros, refletindo um aumento de 28% face a 2021.

No que respeita às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, cujos operadores de rede são a EDA e a EEM, respetivamente, verificou-se uma melhoria dos valores de indicadores de continuidade de serviço.

Reforçando o seu objetivo de incentivar o conhecimento e a participação ativa da sociedade na regulação do setor energético, e alargando o acesso à informação produzida pela ERSE, é publicada, conjuntamente com o Relatório, uma brochura - ERSExplica – que sintetiza alguns dos principais indicadores da qualidade de serviço técnica. Este ERSExplica incide, no entanto, apenas sobre a área da distribuição, retratando o número e duração das interrupções sentidas pelos consumidores nas suas instalações.

Aceda ao Relatório da Qualidade de Serviço Técnica do setor elétrico referente a 2022

Aceda ao ERSExplica - Relatório da Qualidade de Serviço Técnica do setor elétrico referente a 2022

Aceda ao Dashboard