ERSE divulgou relatório “Qualidade de Serviço Comercial dos Setores Elétrico e do Gás 2024 – Parte II”

08/10/2025

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulgou o relatório “Qualidade de Serviço Comercial dos Setores Elétrico e do Gás 2024 – Parte II”, o qual analisa as deslocações realizadas às instalações dos clientes e operações remotas e que complementa a primeira parte do relatório, já publicado em julho, relativa ao atendimento, pedidos de informação e reclamações.

Com o objetivo de incentivar o conhecimento e a participação ativa da sociedade na regulação do setor energético, e alargando o acesso à informação produzida pela ERSE, é divulgada também uma brochura - ERSExplica que sintetiza alguns dos principais indicadores da qualidade de serviço comercial nos setores elétrico e do gás. Trata-se de informação dirigida a públicos não especialistas, designadamente consumidores domésticos.

A qualidade de serviço comercial avalia o nível de serviço prestado aos clientes durante o ciclo de um contrato de fornecimento de eletricidade ou gás. Inclui assim temas como a comunicação com o cliente, designadamente os meios de atendimento, as ações necessárias para o início do fornecimento (ativação), a recolha de leituras dos contadores, a resposta a avarias ou emergências, a realização de tarefas na instalação do cliente (ex. alteração de potência contratada, mudança de contador, etc.), o restabelecimento após interrupção por facto imputável ao cliente (habitualmente falta de pagamento), a resposta a reclamações e, finalmente, as ações para a desativação de fornecimento, no final de um contrato.

Aceda ao Relatório Qualidade de Serviço Comercial dos Setores Elétrico e do Gás 2024 – Parte I – Atendimento, pedidos de informação e reclamações

Aceda ao Relatório Qualidade de Serviço Comercial dos Setores Elétrico e do Gás 2024 – Parte II – Deslocações à instalação do cliente e operações remotas

Aceda ao ERSExplica - Relatório da Qualidade de Serviço Comercial - 2024