ERSE divulga relatório sobre desempenho dos operadores das redes no desenvolvimento da rede elétrica inteligente
18/02/2026
A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulgou o ‘Relatório de Monitorização das Redes de Transporte e de Distribuição’ de energia elétrica, onde se analisa o desenvolvimento da rede inteligente, tendo em vista a promoção da eficiência energética e a integração da energia de fontes renováveis.
O relatório foi elaborado com base em indicadores de desempenho dos operadores da Rede Nacional de Transporte e da Rede Nacional de Distribuição e sinaliza iniciativas concretas para o aproveitamento do potencial das redes inteligentes. São disso exemplo, os avanços regulamentares e os projetos-piloto em preparação ou atualmente em curso. O relatório inclui ainda recomendações para promover o desenvolvimento das redes inteligentes e os benefícios para o setor elétrico.
As principais conclusões e recomendações incidem sobre o planeamento da rede e gestão de ativos, a qualidade de serviço técnica, a prestação de serviços à rede e coordenação entre operadores, bem como a disponibilização de informação, os benefícios das redes inteligentes, a observabilidade e controlabilidade, a par da cibersegurança.
Situações como o Apagão Ibérico, de 28 de abril de 2025, e os recentes eventos climáticos catastróficos põem em evidência o papel da gestão inteligente da rede no reforço da sua resiliência e do sistema elétrico no contexto da transição energética, destacando que essa gestão inteligente aumenta a capacidade de o sistema responder aos novos desafios.
