ERSE divulga Relatório dos Mercados Retalhistas de Eletricidade e de Gás - 2022

28/11/2023

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulgou o relatório de balanço sobre os Mercados Retalhistas de Eletricidade e Gás referente a 2022 que analisa temas como a dinâmica da concorrência, a caracterização das ofertas comerciais ou a proteção dos consumidores.

Este documento revela que o mercado liberalizado de eletricidade, registou, no final do ano passado, um máximo histórico de clientes de 5,5 milhões. Já o mercado liberalizado do gás ficou ligeiramente abaixo de 1,2 milhões de clientes. Apesar desse máximo assistiu-se a uma transferência de 100 mil clientes para os comercializadores de último recurso na eletricidade e de 154 mil clientes no gás natural.

Os mercados liberalizados de eletricidade e do gás natural representavam 93% e 98% do consumo total e 85% e 76% do total dos clientes, respetivamente. O remanescente representa a proporção do mercado regulado de último recurso.

Em 2022 registou-se, face a 2021, uma redução da concentração dos mercados – e, como tal, maior intensidade concorrencial -, tanto de eletricidade como de gás natural. A EDP manteve a tendência de perda de clientes registada nos últimos anos, detendo, no final de 2022, 75% dos clientes do mercado liberalizado na eletricidade e 46% no gás. Em consumo, os maiores comercializadores também perderam quota de mercado. Na eletricidade, a EDP tinha 41% do consumo e, no gás, a GALP possuía 50%, uma queda de 4 p.p. face ao ano anterior.

Quanto ao número de ofertas comerciais nos mercados de eletricidade e de gás, em 2022, este totalizou 775, das quais 126 eram ofertas duais. A GALP foi o comercializador com mais ofertas, cerca de 150.

Em 2022, observou-se, em linha com os anos anteriores, que a prática de condições de fidelização é minoritária no contexto dos mercados elétrico e do gás natural, com a sua aplicação em 13% das ofertas e, destas, com 74% a incluírem penalizações. Sempre que se verificou a existência de penalização, em quase metade dos casos, esta foi inferior a 25% da fatura mensal.

No que respeita à origem da energia consumida, e apesar do crescente papel das ofertas ditas “verdes”, em 2022 observou-se que cerca de metade dos comercializadores apresenta um aprovisionamento de eletricidade menos “verde” que a média do mercado.

Destaque ainda para as reclamações e pedidos de informação junto da Unidade de Apoio ao Cliente da ERSE, que apresentaram uma diminuição de cerca de 21%, para perto de 28 mil.

No que toca à tarifa social, esta abrangia, em 2022, 804 mil beneficiários na eletricidade e 52 mil no gás natural.

 

Aceda ao relatório Mercados Retalhistas de Eletricidade e Gás – 2022

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