ERSE associa-se à Operação “Comércio Seguro 2024" da GNR numa ação junto dos comerciantes da Vila de Sintra
10/12/2024
A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos esteve presente, a 6 de dezembro de 2024, numa ação da Operação “Comércio Seguro 2023” que o Destacamento da GNR – Guarda Nacional Republicana de Sintra promoveu junto dos comerciantes da Vila de Sintra.
A Operação “Comércio Seguro 2024” realizou-se, entre 25 de novembro e 31 de dezembro de 2024, em todo o país, por militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR, através de ações de sensibilização junto de comerciantes e clientes, alertando-os sobre os procedimentos de segurança a adotar, com o intuito de evitar que sejam alvo de ilícitos criminais durante o período de Natal.
A ERSE, à semelhança do ano anterior, aliou-se à GNR na distribuição de um folheto com Alertas que visam aumentar a literacia energética dos comerciantes e dos consumidores em geral e, por essa via, capacitá-los para mais facilmente identificarem eventuais práticas abusivas ou desleais.
O destacamento da GNR e a equipa da ERSE foram, este ano, acompanhados em reportagem por uma equipa da CMTV.
Na Operação Comércio Seguro, a GNR reforça o contacto com os comerciantes e com os clientes, através do patrulhamento dos espaços comerciais, razão pela qual constam do folheto distribuído conselhos da GNR sobre procedimentos a adotar por comerciantes e clientes para a sua segurança física e para se protegerem de práticas fraudulentas e burlas.
O protocolo de cooperação entre a ERSE e a GNR foi assinado em 2021 e visa o desenvolvimento de ações e iniciativas conjuntas de combate à iliteracia energética e à identificação de práticas abusivas ou desleais por parte dos agentes do mercado energético junto dos consumidores, em especial dos mais vulneráveis. Para além da operação “Comércio Seguro”, a ERSE e a GNR têm colaborado anualmente na operação “Censos Sénior”, que tem como público-alvo a população mais idosa.