Pedro Verdelho reeleito vice-presidente do CEER
27/10/2022
O presidente da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, Pedro Verdelho, foi reeleito no passado dia 25 de outubro, para mais um mandato de dois anos e meio, como vice-presidente do Conselho de Reguladores Europeus de Energia (CEER), instituição que agrega os reguladores de energia da Europa. Pedro Verdelho exerce atualmente também o cargo de presidente do Gas Working Group, do CEER e da Agência Europeia de Cooperação dos Reguladores de Energia (ACER).
A assembleia geral do CEER nomeou um total de cinco vice-presidentes, entre os quais se encontram mais dois dos atuais vice-presidentes do CEER: Koen Locquet (CREG, Bélgica) e Wolfgang Urbantschitsch (E-Control, Áustria).
Ao conselho de administração do CEER juntam-se ainda dois novos membros: Jana Haasová (ERÚ, República Checa) e Alda Ozola (PUC, Letónia).
Os cinco vice-presidentes, juntamente com a presidente do CEER, Annegret Groebel, compõem o conselho de administração do CEER, sendo responsáveis pela orientação estratégica da organização.
O CEER - Conselho Europeu de Reguladores da Energia é uma organização belga sem fins lucrativos, estabelecida em 2000, que reúne entidades reguladoras de 39 países europeus, e que tem como objetivos:
- Desenvolver o mercado da energia para benefício do consumidor
- Servir de fórum para a troca de conhecimentos e experiências entre reguladores
- Promover soluções para os problemas comuns a todos os países envolvidos, e cuja resolução requer uma ação coordenada
- Publicitar e defender a visão dos reguladores de energia junto de diversos atores europeus do setor
O mandato do conselho de administração recém-eleito começará no próximo dia 12 de novembro e terminará a 11 de maio de 2025.