Mercado livre de gás natural já controla mais de 97% do consumo nacional

10/01/2019

O consumo de gás natural no mercado livre representava, em novembro de 2018, mais de 97% do consumo total registado em Portugal continental, abrangendo 1,19 milhões de clientes.

Este número de consumidores representa um crescimento líquido de cerca de 4,4 mil clientes face a outubro de 2018, reflectindo um aumento de aproximadamente 4,6% face ao período homólogo do ano anterior.

Ainda em termos de consumo, registou-se um aumento de 107 GWh face a outubro atingindo 41 468 GWh em novembro do ano passado, o que representa um acréscimo de 0,3% face ao mês anterior e 1,7%, face ao mês homólogo.

A quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, enquanto a percentagem de domésticos presentes no mercado liberalizado apresenta um decréscimo de 0,3 p.p. face ao mês de outubro, representando no mês de novembro cerca de 82% do consumo total do segmento.

Em termos de quota de mercado, a Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em consumo (60%), enquanto a EDP Comercial manteve a sua posição de liderança em número de clientes (55%), apesar da quebra registada desde o início do ano.

A Galp manteve a sua liderança nos segmentos de clientes industriais (57%) e de grandes consumidores (61%), registando uma redução da sua quota em ambos os setores, enquanto a EDP mantém a liderança nos segmentos das PME (52%) e residencial (55%), apresentando um crescimento das suas quotas no segmento das PME em 1,2 p.p. e um decréscimo de 0,2 p.p. no segmento residencial, no mês de novembro.

Para saber mais consulte o Mercado Liberalizado - Situação em novembro de 2018