MEDREG: Lançada plataforma que visa integrar redes e mercados de eletricidade nos países euro-mediterrânicos

16/10/2015

A associação dos reguladores de energia do Mediterrâneo (MEDREG), cuja vice-presidência é atualmente exercida pelo administrador da ERSE, Alexandre Santos, participou no dia 12 de outubro, em Rabat, na primeira reunião de lançamento da Plataforma da UfM  Euro – Mediterrâneo para a Eletricidade (Regional Electricity Market Platform, REM).

Esta plataforma foi considerada pelo presidente do MEDREG, Professor Hafez El-Salmawy, como “extremamente importante para reforçar o desenvolvimento e a integração dos mercados Euro Mediterrâneo de eletricidade na região”.

Esta plataforma tem como objetivo integrar as redes e os mercados dos países do Mediterrâneo, começando pelos países da costa sul e leste do Mediterrâneo e em segundo lugar, integrando estes mercados com os países da União Europeia.

O lançamento da Plataforma foi dinamizado pelo Ministro da Energia marroquino, Abdelkader Amara, pela copresidência UfM representada pelo Comissário Europeu para a Ação Climática e Energia, Miguel Arias Cañete, a secretária-geral adjunta da UfM, Teresa Ribeiro, e o Assessor do Ministro de Energia da Jordânia, Ziab Jebril Sabra, juntamente com representantes dos países membros da UfM e stakeholders que estiveram presentes na reunião.

Durante o evento, o MEDREG e o MED-TSO apresentaram a sua visão comum para o desenvolvimento do mercado de eletricidade na região do Mediterrâneo.

Para mais informações sobre o lançamento desta plataforma, bem como sobre o roadmap e o plano de ação estabelecido para a integração dos mercados de eletricidade Euro-Mediterrâneo aceda ao site do MEDREG em http://www.medreg-regulators.org/.

O  MEDREG é uma associação que reúne reguladores de energia do Mediterrâneo de 21 países, entre os quais a ERSE, com o objetivo de promover um quadro regulatório e legal harmonizado, transparente e estável através de uma cooperação contínua entre as bacias Norte, Sul e Este do Mediterrâneo.