ERSE recebeu delegação do MEDREG para visita de estudo sobre ligação de energias renováveis distribuídas, armazenamento de baterias e contadores inteligentes

29/02/2024

A ERSE recebeu, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2024, uma delegação de três entidades que integram o MEDREG (Associação de Reguladores de Energia do Mediterrâneo) para uma visita de estudo dedicada ao tema “Distributed Renewable Connection Code, Battery Storage and Smart Meters”.

A iniciativa, realizada no âmbito da participação ativa da ERSE no MEDREG, faz parte dos trabalhos previstos pelo Grupo de Trabalho Environment, Renewable Energy Sources and Energy Efficiency (RES WG), presidido pelo Presidente da ERSE, Pedro Verdelho, e contou com representantes da CREG (Argélia), Egyptera (Egito) e EMRC (Jordânia).

O programa de trabalhos incluiu duas visitas técnicas ( E-REDES e MC SONAE), onde foi possível conhecer in loco os temas relacionados com medidas de eficiência energética, contadores inteligentes, autoconsumo e mobilidade elétrica.

Esta visita de estudo tem lugar no contexto do apoio contínuo do MEDREG aos seus membros, através da partilha de experiências e boas práticas entre pares. Num contexto de transição energética, e das grandes mudanças que esta implica, torna-se essencial reforçar a capacidade técnica das entidades reguladoras para alavancar o desenvolvimento do setor da energia.

A resposta aos desafios da transição energética deve incluir soluções regulatórias para a produção distribuída (regulamento de ligação) e a modernização da rede de distribuição através da implementação de ferramentas de flexibilidade, como o armazenamento, os contadores e redes inteligentes, a hibridização, as micro-redes e os serviços de sistema.

O MEDREG é uma associação sem fins lucrativos, composta por 28 reguladores de energia de 23 países da zona do mediterrâneo, que visa promover a troca de conhecimentos técnicos e de boas práticas entre as diversas entidades reguladoras e o apoio mútuo no reforço da capacidade reguladora, por forma a promover a integração do mercado da energia na região mediterrânica.