ERSE recebe delegação do MEDREG

05/07/2022

A ERSE recebeu, dia 4 e 5 de julho, uma delegação do MEDREG - Associação de Reguladores de Energia do Mediterrâneo para debater o tema “Exploring Energy Storage and Demand Management”. A visita, desenhada para os países do Sul da bacia do Mediterrâneo, contou com a presença de representantes da CREG (Argélia), EgyptERA e GASREG (Egipto), MEMR e EMRC (Jordânia), LCEC (Líbano), ANRE (Marrocos) e EMRA (Turquia).

Integrada na partilha de experiências e boas práticas entre os seus membros, a iniciativa visou o reforço da sua capacidade técnica e regulamentar, enquanto alavanca para o desenvolvimento da respetiva regulamentação no setor energético. Neste contexto, o MEDREG, em cooperação com os seus membros, considerando as suas necessidades e exigências urgentes, identificou o tema “armazenamento de energia e gestão da procura” como uma pedra angular para o correto desenvolvimento das redes, bem como da legislação do futuro.

A visita de estudo centrou-se nas principais questões e possíveis respostas que caracterizam o armazenamento de energia e a gestão do lado da procura no setor energético nacional português, incidindo sobre o papel desempenhado pelo regulador na sua implementação e monitorização.

Entre os temas abordados, estiveram o Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia português, o autoconsumo e gestão do lado da procura, bem como o papel das comunidades de energia renovável. A esta lista acresce os futuros desafios associados ao armazenamento de energia e o papel dos veículos elétricos, como resposta a esta problemática.

A MEDREG é uma associação sem fins lucrativos, composta por 27 entidades reguladoras de países da zona do mediterrâneo, que visa promover a troca de informação e de experiências entre as diversas entidades energéticas, por forma a desenvolver uma comunidade de energia na região. 

O Presidente da ERSE, Pedro Verdelho, é Chair do Renewables Working Group da MEDREG - Associação de Reguladores da Energia do Mediterrâneo, desde novembro 2018.