ERSE lança novas versões dos simuladores de eletricidade e gás natural para simplificar a comparabilidade das ofertas

30/09/2014

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) disponibiliza a partir de hoje no seu site oficial (www.erse.pt) duas novas versões dos simuladores de eletricidade e gás natural com o objetivo de simplificar a comparabilidade das ofertas no mercado liberalizado.

O aperfeiçoamento dos simuladores de eletricidade e de gás natural passa pela possibilidade dos consumidores definirem um conjunto adicional de opções relativamente às suas simulações de modo a obterem um resultado final que lhes permita mais facilmente comparar as ofertas disponíveis em mercado de acordo com os seus interesses.

Com a possibilidade de introduzirem opções nas suas simulações - como por exemplo qual o tipo de oferta que procuram (eletricidade, gás natural ou dual), qual o modo de pagamento que pretendem (com ou sem fatura eletrónica, com ou sem débito direto), qual o modo de contratação do serviço de fornecimento (direto ou eletrónico) e se pretendem incluir ou excluir serviços adicionais obrigatórios – os consumidores ajustam a sua pesquisa de acordo com os seus interesses.

O objetivo é melhorar substancialmente a utilização dos simuladores por parte dos consumidores numa altura em que se assiste a uma diversificação significativa das ofertas dos comercializadores em mercado.

O período transitório para a passagem de todos os clientes para o mercado liberalizado termina no final de 2015, altura em que serão extintas as tarifas transitórias e em que ficará completo o processo de liberalização dos mercados de eletricidade e gás natural.
Até à data mais de 3 milhões de consumidores de eletricidade e quase metade dos consumidores de gás natural – 682 mil – estão já em mercado livre.

Para aceder aos simuladores da ERSE carregue  aqui.