ERSE eleita para a presidência do MEDREG – Associação dos Reguladores de Energia do Mediterrâneo para o período 2016-2018

30/11/2016

A 22ª Assembleia-geral dos Reguladores de Energia do Mediterrâneo (MEDREG), que hoje se realizou em Roma, elegeu como novo Presidente para o período 2016-2018 Alexandre Santos, administrador da ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e como novas vice-presidentes Gülefşan Demirbaş (EMRA, Turquia) e Wijdan Alrabadi  (EMRC, Jordânia), que se juntam à vice-presidente permanente, Valeria Termini (AEEGSI, Itália).

Apresentando a sua visão para o mandato dos próximos dois anos, o presidente-eleito Alexandre Santos afirmou: “A minha principal prioridade será reforçar a capacidade do MEDREG para apoiar os seus membros através de medidas personalizadas que respondam às necessidades específicas de cada um relativamente às questões de desenvolvimento de mercado e de regulação nos nossos países”.  “O MEDREG tem muito trabalho pela frente, tanto na continuação como no fortalecimento das suas atividades, no sentido de nos apoiarmos mutuamente face aos grandes desafios que o setor energético enfrenta e de promover uma efetiva regulação energética, bem como de apoiar o desenvolvimento dos nossos mercados e encorajar os muito necessários investimentos na nossa região”, acrescentou.

O MEDREG, que este ano celebra o seu 10º aniversário, conta atualmente com 25 membros de 21 países mediterrânicos, e tem contribuído ao longo dos anos para reforçar o poder dos reguladores de energia da região mediterrânica.
Desde a sua criação, o MEDREG estabeleceu uma forte e extensa relação com as principais entidades de energia internacionais e afirmou-se como uma instituição-chave na região.
Atualmente, o MEDREG está a intensificar o seu apoio aos membros do sul do Mediterrâneo no estabelecimento de uma estrutura regulatória efetiva na eletricidade e no gás, dedicando todos os seus recursos no apoio às reformas regulatórias nacionais.
Esta atividade procurará ajudar os reguladores a desempenhar o seu papel num contexto de crescente procura e de maior integração regional. 
A proteção dos consumidores continuará também a ser uma das prioridades do MEDREG com ações de sensibilização entre os seus membros com o objetivo de aumentar o acesso à informação, com uma atenção particular à situação dos consumidores vulneráveis.
O envolvimento dos membros do MEDREG nas atividades técnicas tem aumentando constantemente, demonstrando o valor da troca de experiências e do conhecimento ao nível da regulação.

Para mais informações consulte o comunicado do MEDREG.