ERSE atribuiu classificação de projeto-piloto à “Comunidade de Energia Renovável – Agra do Amial, Porto”

11/08/2021

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos atribuiu, pela primeira vez, no âmbito de projetos de autoconsumo e de comunidades de energia renovável, a classificação de projeto-piloto à “Comunidade de Energia Renovável – Agra do Amial”, do Porto.

Este projeto-piloto, que abrange um bairro de habitação, Agra do Amial, e uma escola, EB1/JI da Agra, direciona-se para a habitação social e combate à pobreza energética e visa testar a viabilidade técnica e económica de práticas e tecnologias inovadoras, prevendo o autoconsumo de energia renovável a integração de soluções armazenamento, eficiência energética e carregamento de veículos elétricos.

A ERSE considera o projeto inovador e muito relevante no contexto da transição energética, com potencial de aprendizagem e replicação em futuros projetos de autoconsumo e comunidades de energia renovável (CER), razão pela qual atribuiu a classificação de projeto-piloto à concretização da “Comunidade de Energia Renovável – Agra do Amial, Porto”.

O pedido de aprovação do projeto foi apresentado pela Agência de Energia do Porto, enquadrado no projeto “Asprela + Sustentável”. O projeto-piloto combina ações de energias renováveis (autoconsumo), eficiência energética, mobilidade sustentável, economia circular e de envolvimento do cidadão, assentes em inovação tecnológica e de modelos de negócio.