ERSE aprova programa de leilões da PRE e divulga resultados das candidaturas ao PPEC 2013-2014

29/05/2013

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Energia, divulga hoje duas iniciativas – o programa base de leilões de energia proveniente de produção em regime especial (PRE) e o resultado das candidaturas ao Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) - com importantes impactos no setor elétrico nacional, quer pela via da promoção da concorrência no mercado, quer pela via da promoção da eficiência energética.

Leilões PRE

A ERSE aprovou o programa base de leilões de energia proveniente de produção em regime especial para 2014,  com um volume global de energia elétrica que corresponde a cerca de 13% do consumo nacional e que permitirá abastecer 1,9 milhões de consumidores residenciais.
A ERSE considera que os leilões de energia de PRE ajudarão a desenvolver o mercado de eletricidade, ao facilitarem, de forma consistente, o acesso a energia pelos comercializadores presentes no mercado livre e pelos novos entrantes.   
Permitem ainda, uma vez que se tratam de produtos negociados no mercado a prazo, uma maior estabilidade do preço de venda da energia aos produtores de PRE, o que constitui uma referência de preço especifica para o mercado português.

Para mais informação aceda ao comunicado.

PPEC 2013 -2014

No âmbito da promoção da eficiência energética, a ERSE tem previsto na sua regulamentação um instrumento competitivo de promoção de medidas que contribuam para a redução do consumo de energia elétrica designado por Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC).
O objetivo dos PPEC, que vai já na 5ª edição, é contribuir para os objetivos de descarbonização da atividade económica, segurança de abastecimento, autossuficiência energética e minimização dos impactos ambientais.
O PPEC 2013-2014, cujos resultados das candidaturas são hoje divulgados, recebeu 234 candidaturas no valor anual global de 31,5 milhões de euros, muito acima dos 11,5 milhões da dotação anual prevista.

Para mais informação aceda ao comunicado.