ERSE aprova dois novos projetos-piloto de comunidades de energia

14/12/2022

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos atribuiu, no âmbito dos projetos de autoconsumo e de comunidades de energia renovável previstos no Regulamento do Autoconsumo, a classificação de projetos-piloto à “Sonae Campus”, na Maia, e “POCITYF”, em Évora.

Estes dois novos projetos, cujos promotores são, respetivamente, a Capwatt Services, S.A., e a EDP New, somam-se ao projeto de “Comunidade de Energia Renovável – Agra do Amial” no Porto, aprovado em 2021.

 Os três projetos apresentam formatos diferentes de comunidades, que abrangem zonas residenciais, comerciais e industriais, e propõem-se desenvolver métodos de partilha com base em coeficientes dinâmicos. Os projetos apresentam ainda componentes de eficiência energética, mobilidade sustentável, economia circular e de envolvimento do cidadão.

Adicionalmente, passam também a fazer parte do projeto-piloto desenvolvido pela E-Redes para teste de regras de partilha de energia no autoconsumo, complementares às atualmente definidas no Regulamento do Autoconsumo, baseadas em algoritmos hierárquicos e na fixação dinâmica da partilha de energia.

Os projetos-piloto aprovados assumem o compromisso de partilha dos resultados obtidos através da experiência prática da sua implementação, contribuindo assim para acelerar o desenvolvimento do autoconsumo coletivo e das comunidades de energia.

A aprovação da classificação de projeto-piloto pela ERSE, ao abrigo do Regulamento do Autoconsumo, não dispensa o necessário processo de licenciamento junto da Direção-Geral de Energia e Geologia.

Para informações mais detalhadas aceda à lista dos projetos-piloto aprovados