Eletricidade: Número de consumidores cresceu 60% em um ano e aproxima-se dos 3 milhões

03/09/2014

O número de consumidores em mercado livre de eletricidade cresceu 60 % desde julho do ano passado, tendo registado a julho deste ano 2 976 mil clientes, com um crescimento líquido de quase 72 mil clientes face ao mês anterior.
O número de consumidores em mercado livre cresceu desde julho de 2013 a uma taxa média mensal de 4,0%.

O consumo em base anual, que ascende a 35 002 GWh, representa cerca de 79% do consumo total em Portugal continental.
A quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, enquanto a percentagem de domésticos continua a subir representando já 53% do total do segmento, sendo o que tem maior margem de captação no conjunto de clientes em mercado regulado. Só em julho, mais de 71 mil consumidores domésticos passaram a ser fornecidos no mercado livre, existindo atualmente oito comercializadores em mercado com oferta concretizada para os clientes domésticos.

A EDP Comercial mantém em julho a sua posição como principal operador no mercado livre, apesar de ter mantido a sua quota de clientes nos 86,5% e ter registado uma quebra de 0,8 pontos percentuais na quota de consumo para 45,4%.
A Galp e a Gas Natural Fenosa aumentaram a sua quota de clientes em 0,1 pontos percentuais para 5,0% e 0,9%, respetivamente. A Endesa reduziu a sua quota em 0,2 pontos percentuais para 5,1%. 
Quanto a consumos abastecidos, à perda de quota da EDP Comercial, contrapõem-se os ganhos da Galp, que cresceu 0,6 pontos percentuais para 6,5% e da Gas Natural Fenosa, que cresceu 0,2 pontos percentuais para 4,4 %. Os pequenos comercializadores considerados em conjunto (Audax, Axpo, Enat e Enforcesco) subiram também a sua quota de consumo em 0,5 pontos percentuais para 2,0%.

Para saber mais consulte Mercado Liberalizado – Situação a julho de 2014