ConvERSE abordou a importância da criação de plataformas europeias de troca de energia de regulação

31/01/2020

A ERSE realizou a 30 de janeiro de 2020 a primeira sessão do ano do ConvERSE sobre o tema “Balanço e plataformas europeias de troca de energia de regulação”, tendo como oradores Stefano Rossi, Co-Chair do ACER Eletricity Balancing Task Force, e Albino Marques, diretor da Gestão do Sistema da REN.

O mercado de reserva de regulação e de serviços de sistema, responsável por assegurar o equilíbrio em tempo real entre a produção e o consumo é gerido pelo operador da rede de transporte (ORT) e mobiliza hoje montantes da ordem dos 5% da cadeia de valor do setor elétrico. A descarbonização que se perspetiva no futuro, alicerçada no Pacote Energia Clima, conduzirá a uma forte penetração no sistema elétrico de energia renovável intermitente como são os parques eólicos e fotovoltaicos, perspetivando-se assim para o futuro um acréscimo relevante da utilização dos serviços de sistema.

A implementação do 3º pacote para o mercado único europeu estabeleceu a criação de plataformas eletrónicas pan-europeias que permitirão a troca de serviços de sistema entre os ORT europeus, minimizando os custos globais da mobilização de serviços de sistema. Para o sucesso das plataformas europeias de troca de energia de regulação entre operadores de redes de transporte é relevante a criação de um mesmo patamar de igualdade (Level playing field), sendo necessário harmonizar as condições de participação dos agentes de mercado nos diversos países da UE.

Em paralelo a evolução tecnológica permite que se comecem a dar passos para a participação efetiva dos consumidores, a par dos produtores, nestes mercados de serviços de sistema. É nesse sentido que aponta a experiência positiva do Projeto Piloto de Participação do Consumo no Mercado de Reserva de Regulação, atualmente em curso, bem como a informação disponível de outras experiências europeias.

Para saber mais sobre esta matéria consulte, em anexo, as apresentações dos oradores.