Cerca de 65 mil clientes passaram em outubro para o mercado liberalizado de eletricidade que atinge já 58% do consumo global

27/11/2012

O consumo de energia elétrica no mercado liberalizado atingiu 58% do consumo global em outubro, com cerca de 65 mil consumidores a passaram para regime de mercado, num total de mais de 800 mil  consumidores.

O número de clientes subiu 8% no mercado liberalizado, face a setembro, tendo mais do que duplicado em relação a igual mês do ano passado.

O consumo no mercado livre cresceu 14% face a outubro de 2011, tendo atingido um valor médio anualizado de 25 954 GWh.

Continua a verificar-se um crescimento visível dos consumidores domésticos em mercado liberalizado, apesar de ainda representarem apenas 14% do total, enquanto os consumidores industriais estão já praticamente todos em mercado (96% do total).

A EDP Comercial continuava em outubro como o principal operador no mercado liberalizado, quer em número de clientes - 77,1% do total - quer em consumos fornecidos – 41,0% do total.

A Endesa é o segundo operador de mercado, com uma quota de mercado por número de clientes de 14,9% e uma quota de consumos fornecidos de 23,6%.

Em outubro, todos os comercializadores, com exceção da FORTIA e da Nexus, aumentaram a sua base total de clientes, com particular destaque para a Iberdrola, com um acréscimo de 14%, e para a Galp, com um acréscimo de 11%.

Para saber mais consulte Mercado Liberalizado  - Situação a Outubro de 2012.