Cadeia de valor
A cadeia de valor no setor elétrico integra a produção, transporte, distribuição, comercialização e consumo de energia elétrica.
A produção de eletricidade pode ser gerada com recurso a diferentes tecnologias, desde fontes renováveis a térmicas. A energia produzida é injetada em tempo real na rede de transporte (alta ou muito alta tensão) ou de distribuição (média e baixa tensão), consoante a ligação à rede, e conduzida para os locais de consumo.
A atividade de comercialização de energia elétrica é a última etapa da cadeia de fornecimento de eletricidade e aquela que se relaciona diretamente com os consumidores.
Os consumidores podem escolher o seu comercializador e mudar sempre que encontrarem ofertas mais adequadas ao seu tipo de consumo. Para garantir o fornecimento de eletricidade aos clientes economicamente vulneráveis, cujo comercializador em regime de mercado tenha ficado impedido de exercer a atividade ou em zonas ou segmentos de mercado onde não existam propostas de fornecimento no mercado livre, existem comercializadores de último recurso (CUR).
Para saber mais, consulte o módulo pedagógico A eletricidade: como funciona?