Mercado
A abertura do mercado de gás natural teve início em 2007, e a partir de janeiro de 2010 todos os consumidores (domésticos e não-domésticos) passaram a ter o direito de escolha do seu comercializador de gás natural.
Em 2007, iniciou-se o processo de extinção das tarifas reguladas de venda a clientes finais de gás natural e passaram a ser aplicadas as tarifas transitórias de venda a clientes finais. Este processo de extinção seguiu o seguinte calendário:
- julho de 2010: consumidores com consumos anuais de gás natural superiores a 10 000 m3.
- julho de 2013: consumidores com consumos anuais de gás natural superiores a 500 m3 e inferiores a 10 000 m3
- janeiro de 2013: consumidores com consumos anuais de gás natural inferiores ou iguais a 500 m3
Os comercializadores de último recurso (CUR) passaram a aplicar as tarifas transitórias de venda a clientes finais aos consumidores de gás natural que ainda estão a ser fornecidos no mercado regulado e não escolheram um novo comercializador. Estas tarifas estão previstas ser aplicadas até 31 de dezembro de 2025, data em que termina o período transitório (Portaria n.º 83/2020, de 1 de abril).
Os clientes economicamente vulneráveis continuam a ter acesso à tarifa regulada de venda a clientes finais e aos descontos sociais aplicáveis.
Mercado retalhista
Na atividade de acompanhamento e monitorização do mercado retalhista de gás natural, a ERSE recolhe informação sobre os preços de gás natural (Despacho n.º 3677/2011, de 24 de fevereiro):
- Os preços das ofertas comerciais (preços de referência) que são disponibilizados pelos vários comercializadores
- Os preços faturados (preços faturados), que são enviados trimestralmente à ERSE por todos os comercializadores do mercado de gás natural (comercializadores livres e comercializadores regulados).
Os preços das ofertas comerciais são divulgados pela ERSE através dos Boletins das Ofertas Comerciais e do simulador de preços de energia, que apoia os consumidores na escolha do seu comercializador.
A ERSE divulga o Boletim do Mercado Liberalizado que inclui diversas matérias, nomeadamente as relativas à evolução do mercado liberalizado, a quotas de mercado, à intensidade de mudança de comercializador, à composição do switching ou à concentração de mercado.
A ERSE publica um relatório anual com uma análise sobre os mercados retalhistas de eletricidade e de gás natural em Portugal contendo informação detalhada numa perspetiva anual e considerando a evolução de médio e longo prazo. Consulte os relatórios de 2019, 2018 e 2017.