Glossário

Instrumentos financeiros de gestão de risco nos quais o ativo subjacente é baseado em produtos energéticos (petróleo e seus derivados, gás natural e eletricidade). Podem ser negociados em plataformas de mercado organizado ou no mercado de balcão (OTC; Over the Counter). Os derivados de energia podem assumir a forma de futuros, opções ou swaps.

Perturbação do fornecimento de energia elétrica, caraterizado pelo facto dos valores eficazes das tensões das fases, ou das desfasagens entre tensões de fases consecutivas, não serem iguais.

Operação de deslastre de carga efetuada automaticamente, tendo em conta a frequência, tensão ou sobrecarga nas linhas.

Interrupção da alimentação de alguns consumos de energia elétrica, com o objetivo de preservar o funcionamento do sistema elétrico, a nível local ou nacional, em condições aceitáveis de tensão e frequência.

Deslastre automático de carga por atuação de sistemas de proteção sensíveis à descida da frequência, ou à subida do módulo da derivada temporal da frequência para além de valores pré-definidos.

Operação de deslastre de carga efetuada por um operador humano.

Deslastre automático de carga por atuação de sistemas de proteção sensíveis à descida de tensão de um nó da rede para além de valores pré-definidos.

Deslastre automático de carga por atuação de sistemas de proteção sensíveis à sobrecarga de linhas ou equipamentos.

Processo utilizado para separar misturas complexas (como o petróleo bruto) nos seus vários componentes, normalmente por aquecimento, ebulição e condensação repetidos (destilação).

Gás incolor (CO2), levemente solúvel em água e mais denso que o ar, que se forma quando o carbono e os compostos que contêm carbono sofrem combustão completa.

Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas. A sua função básica é detetar picos de corrente que ultrapassem o valor adequado para a instalação elétrica protegida o circuito que está a proteger, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos.

Servem também de dispositivos de manobra, funcionando como interruptores normais que permitem interromper manualmente a passagem de corrente elétrica.

Abertura automática de um disjuntor, provocando a saída total ou parcial de um elemento ou equipamento da rede. A abertura automática é comandada por órgãos de proteção da rede ou do sistema electroprodutor.

Situação em que a instalação se encontra em estado de poder funcionar. A disponibilidade pode ser total ou parcial.

Veiculação de gás natural através de redes em média e baixa pressão, para entrega às instalações fisicamente ligadas à rede de distribuição, excluindo a comercialização.

Veiculação de energia elétrica através de redes em alta, média e baixa tensão para entrega ao cliente, excluindo a comercialização.

Postos de abastecimento de combustível propriedade de um revendedor e explorado pelo mesmo. Do termo em inglês, dealer-owned-dealer-operated.

Setor da indústria petrolífera que engloba a refinação e a distribuição de produtos petrolíferos.

Indicador de continuidade de serviço que corresponde ao quociente da soma das durações das interrupções nos pontos de entrega, durante determinado período, pelo número total dos pontos de entrega nesse mesmo período. Do termo em inglês System Average Interruption Duration Index.