ERSE lança ferramenta interativa sobre Qualidade de Serviço Comercial
03/04/2024
A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos lançou uma nova ferramenta interativa que disponibiliza, de forma simples e rápida, informação estatística relativa à qualidade de serviço comercial prestada pelos comercializadores e operadores de rede de distribuição de eletricidade e gás natural.
Na base desta informação está o relatório da Qualidade de Serviço Comercial, publicado anualmente pela ERSE, que retrata os níveis de desempenho dos operadores de rede de distribuição e dos comercializadores na prestação de serviços aos clientes, bem como a fiscalização do cumprimento das regras previstas no Regulamento da Qualidade de Serviço (RQS).
Esta ferramenta interativa, que se encontra no site da ERSE, disponibiliza os principais dados de qualidade de serviço comercial dos operadores de rede de distribuição e dos comercializadores (como o atendimento telefónico e presencial, as reclamações e os pedidos de informação) em séries históricas mais alargadas (vários anos) e mais curtas (trimestres), permitindo aos utilizadores fazer comparações entre empresas.
Esta ferramenta permite ainda conhecer os valores dos indicadores de qualidade de serviço de forma mais imediata, incentivando assim as empresas dos setores da eletricidade e gás a melhorarem os seus desempenhos em termos da qualidade de serviço prestada ao cliente.
A ERSE pretende assim ampliar o acesso à sua informação e continuar a promover ativamente a literacia energética dos consumidores.