ERSE e DGC formam técnicos de instituições de solidariedade social sobre poupança e resolução de conflitos na energia
17/12/2020
A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, em parceria com a DGC - Direção-Geral do Consumidor, promoveu uma sessão de esclarecimento online sobre poupança e resolução de conflitos na área da eletricidade, que reuniu cerca de 100 participantes.
A iniciativa destinou-se em especial aos técnicos de instituições de solidariedade social que, pela proximidade com as famílias económica e socialmente mais vulneráveis, estão na linha da frente do apoio a esses consumidores.
Dotar os técnicos das instituições de solidariedade social de informação e ferramentas úteis para o apoio aos consumidores economicamente vulneráveis, foi o sentido das intervenções de abertura e de fecho do webinar efetuadas pela diretora geral do consumidor, Ana Catarina Fonseca, e pela presidente do conselho de administração da ERSE, Maria Cristina Portugal, tendo sido sublinhado o efeito multiplicador da iniciativa, bem como a sua pertinência num contexto de pandemia em que muitas famílias veem agravada a sua situação social e económica.
As intervenções foram efetuadas pela coordenadora do Apoio ao Consumidor de Energia da ERSE, Eugénia Alves, e pela diretora de Serviços de Comunicação ao Consumidor da Direção Geral do Consumidor, Sónia Passos.
Eugénia Alves explicou dum modo simplificado como é que se formam os preços de eletricidade, quais as componentes da fatura, quem beneficia da tarifa social e o que é regime equiparado ao mercado regulado. Deixou ainda conselhos úteis sobre as escolhas que os consumidores podem fazer para reduzir a fatura da eletricidade, procurando os comercializadores com as melhores ofertas no mercado liberalizado, escolhendo as suas opções horárias e adequando a potência contratada ao número de equipamentos que ligam ao mesmo tempo. Lembrou, ainda, as dicas de poupança que podem ser encontradas nos materiais informativos que a ERSE divulga.
Sónia Passos explicou como é que os consumidores podem resolver conflitos de consumo e dificuldades na área da energia, recorrendo a entidades como os centros de informação autárquica ao consumidor (CIAC) e aos centros de arbitragem de conflitos de consumo disponíveis em todo o país, ou apresentando queixa através do Livro de Reclamações. Em caso de endividamento, os consumidores podem recorrer ao GOEC - Gabinete de Orientação ao Endividamento dos Consumidores, uma parceria entre a DGC e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), e ao GAS – Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado da DECO.
Aceda à apresentação.
O webinar ficará ainda disponível no canal da ERSE no Youtube.