SIMER da ERSE é case-study da Microsoft
05/05/2009
A partir do dia 1 de Julho de 2007 as empresas portuguesas do sector eléctrico passaram a integrar o mercado spot ibérico de energia eléctrica, no que foi um significativo impulso ao desenvolvimento do MIBEL.
No âmbito do MIBEL existem dois mercados principais de contratação de energia eléctrica: a bolsa de energia para as transacções de curto prazo (mercado à vista e a bolsa de transacção de energia a prazo (mercado de produtos a prazo).
Esta alteração de contexto na organização do sector eléctrico levou a que a ERSE sentisse a necessidade de implementar mecanismos de supervisão sobre os mercados de energia, de modo a monitorar as ofertas e os comportamentos em mercado dos diversos agentes. Tal monitorização exige o acesso e tratamento de elevados volumes de dados dos mercados, muitos de natureza confidencial.
Esta necessidade motivou o desenvolvimento do SIMER - Sistema de Informação de Mercados, uma ferramenta de business intelligence, desenvolvida internamente na ERSE com recurso a consultores de IT externos à organização.
O projecto de desenvolvimento do sistema iniciou-se em Novembro de 2007 com a consulta a fornecedores tendo sido efectuada a adjudicação do desenvolvimento da aplicação em final de Dezembro de 2007. O desenvolvimento do projecto decorreu de forma célere, com base em tecnologia da Microsoft (plataforma Microsoft Performance Point Server 2007) tendo sido concluído durante o mês de Abril de 2008, sendo presentemente um case-study internacional da Microsoft nos aspectos referentes às plataformas e tecnologias Microsoft.
O SIMER permite o cruzamento de dados de forma automatizada, ao invés do que acontecia anteriormente em que se tornava necessária uma forte intervenção manual. A solução implementada permite trabalhar de uma forma eficiente e rápida um volume significativo de dados, preparando informação para se ter conhecimento, algo de crítico para as actividades de monitorização e supervisão.
O impacto imediato do SIMER foi o de contribuir para aumentar a eficiência da supervisão e, como tal, para o bom funcionamento dos mercados e para o reforço da confiança dos agentes, em particular os consumidores.