RELOP realiza primeira sessão do II Ciclo de Debates 2021 sobre impacto das alterações climáticas no setor energético

25/10/2021

A RELOP – Associação dos Reguladores de Energia de Países de Língua Oficial Portuguesa realizou, dia 21 de outubro de 2021, a primeira sessão do II Ciclo de Debates da RELOP 2021, sob o tema “O impacto das alterações climáticas no setor energético”.

Esta primeira sessão, de um conjunto de três, foi dedicada ao tema “COP26 e os progressos para alcançar o Acordo de Paris”, foi moderada por Raquel Naili, da direção da RELOP e quadro da  ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica, Brasil), tendo contado com a participação de  Adérito Santana (Assistente da Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, São Tomé e Príncipe) e Francisco Ferreira (Presidente da Associação ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, Portugal).

As apresentações do painel focaram-se nas áreas prioritárias da Presidência da COP26 e nas ações para o empoderamento das questões climáticas; na necessidade de financiamento e de transferência de tecnologia e conhecimentos entre todos os países signatários do Acordo de Paris; na emergência da crise climática, resultado da atividade humana; e na importância da mitigação das alterações climáticas e da adaptação das comunidades às mesmas.

Durante o período de debate ficou patente a necessidade de se passar dos discursos às ações, tendo os oradores demonstrado que a mobilização de financiamento é crucial, a par do estabelecimento de metas ainda mais ambiciosas, para manter o aumento global da temperatura do planeta abaixo dos 1,5ºC. Reforçaram ainda a necessidade de incluir todos os Estados na luta contra as alterações climáticas e o papel da capacitação, formação e partilha de conhecimentos para acelerar a transição energética.

Finalmente, abordou-se o papel do consumidor para potenciar a mudança de paradigma. Ambos os oradores concordaram que os cidadãos podem, e devem exercer pressão sobre os seus governos (centrais e locais) para que se adotem medidas e soluções, não só necessárias para o bem-estar da população, mas também para a sustentabilidade do planeta.

A próxima sessão do II Ciclo de Debates da RELOP 2021 debruçar-se-á sobre o tema “Impacto das alterações climáticas no setor dos hidrocarbonetos” e decorrerá dia 28 de outubro, pelas 15h de Portugal. A última sessão está programada para o próximo dia 4 de novembro.

Para mais informação, clique aqui 

Siga a RELOP no Facebook (https://www.facebook.com/EnergiaRELOP) para se manter a par de todas as atualizações.