Presidente da ERSE debateu desafios do pacote legislativo Fit for 55 do Pacto Ecológico Europeu
22/11/2021
O presidente da ERSE-Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, Pedro Verdelho, participou no Debate “Diálogo com as partes interessadas sobre o pacote legislativo Fit for 55 do Pacto Ecológico Europeu”, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, no passado dia 19 de novembro.
«Este pacote, agora apresentado na sequência do Green Deal, é fundamental. É muito vasto, incidindo sobre inúmeros setores de atividade e setores energéticos. Tem uma perspetiva holística em termos de integração de sistemas energéticos e de setores de atividade. Estamos a falar de um sistema de sistemas. Esta é a chave da solução para garantirmos uma economia com zero emissões de gases com efeito de estufa em 2050», destacou Pedro Verdelho.
Neste contexto, acrescentou, «a questão da integração de mercados é fundamental. Os trabalhos realizados em Portugal e na Europa nos últimos anos são cruciais para este processo de descarbonização».
O presidente da ERSE sublinhou ainda que «os objetivos que temos pela frente são alcançáveis». Uma posição que tem por base a profunda alteração energética registada na matriz energética nacional, entre 1995 e 2020. «Portugal duplicou a penetração de renováveis em termos de energia primária. Houve também uma redução substancial de combustíveis fósseis mais poluentes, de 85% para 44%. Isto permite-nos ter confiança», afirmou Pedro Verdelho.
A solução, reforça o presidente da ERSE, passa pela criação de uma economia de energia de proximidade, com o empoderamento dos consumidores, realçando a necessidade de «promover a democratização do acesso à atividade de geração pelos consumidores, também designados por prosumers», e fomentar as comunidades de energia e a eficiência energética.