Mercado liberalizado representa 35% do consumo total em Portugal continental
09/11/2009
O consumo dos consumidores no mercado liberalizado de electricidade representa já cerca de 35% do consumo anual em Portugal, valor que é o mais elevado do processo de liberalização do sector eléctrico português, traduzindo a sequência de três trimestres de muito forte crescimento do mercado liberalizado.
Em acréscimo, continua a verificar-se que a maior parte dos consumos no mercado liberalizado diz respeito a consumidores industriais, enquanto o maior número corresponde aos consumidores domésticos, que vêm apresentando um ritmo de entrada contínuo e sustentado desde final de 2006.
Por outro lado, há a referir a entrada em operação de mais um comercializador – a Galp Power - e o crescimento significativo da Endesa entre Agosto e Setembro, que se aproxima da condição de segundo operador do mercado liberalizado, posição ainda detida pela Iberdrola. Com estes desenvolvimentos, o mercado liberalizado apresenta em Setembro uma concentração inferior à que se registava em Agosto, o que reflecte um aumento da intensidade competitiva.
Para saber mais consultar Mercado Liberalizado - Situação a Setembro de 2009.