Mercado liberalizado de eletricidade atinge em março 53,1% do consumo global com quase meio milhão de clientes

08/05/2012

O número de consumidores no mercado liberalizado subiu 36% num ano, aproximando-se em março de meio milhão de clientes, com o consumo do mercado liberalizado a pesar 53,1% no consumo global.

O número de clientes no mercado liberalizado cresceu 5,5% em março para os 491 801, o que correspondeu a um consumo médio de 24 600 GWh.

Face a março do ano passado, o número de clientes em mercado liberalizado aumentou 36% e o consumo médio cresceu cerca de 10%.

A quase totalidade dos grandes consumidores – 96% do total – está já em mercado liberalizado, sendo no segmento doméstico que a presença é mais reduzida – apenas cerca de 8% do total deste segmento se encontra no mercado liberalizado.

A EDP Comercial continua como principal operador no mercado liberalizado, tendo mantido em março a sua quota de fornecimentos de eletricidade em 38,2%. A Endesa mantém a segunda posição, com uma quota de 26,3%, e a Iberdrola a terceira posição com uma quota de 24,1 % .

Em número de clientes, a EDP Comercial mantém a liderança com uma quota de 79, 1%, seguida da Endesa com 17,6%.

As quotas permanecerem praticamente inalteradas face a fevereiro, havendo apenas a destacar a Galp que aumentou significativamente a sua base de clientes em 63% em apenas um mês.

Para saber mais consulte Mercado Liberalizado  - Situação a Março de 2012.