Mercado liberalizado de eletricidade atinge 57% do consumo global em setembro
22/10/2012
O consumo de energia elétrica no mercado liberalizado atingiu 57% do consumo total em setembro, tendo o número de clientes subido 8,9%, face a agosto, para 742 290, registando-se no último trimestre uma aceleração das migrações para o regime de mercado.
Em setembro passaram para o mercado livre 63 349 consumidores, tendo o número total de clientes mais do que duplicado face a igual mês do ano passado.
A quase totalidade dos grandes consumidores – 96% do total – está já em mercado liberalizado, continuando o segmento doméstico a registar uma presença mais modesta, com cerca de 12% dos consumidores em mercado livre, mas com um crescimento muito visível nos últimos meses.
Com a extinção das tarifas a 1 de julho para o conjunto de clientes domésticos com potência contratada acima de 10,35 kVA, verificou-se um significativo número de mudanças deste segmento para mercado livre.
A EDP Comercial continuava em setembro como o principal operador no mercado liberalizado, quer em número de clientes - 76,6% do total - quer em número de consumos fornecidos – 40,5% do total.
A Endesa é o segundo operador de mercado, com uma quota de mercado por número de clientes de 15,7% e uma quota de consumos fornecidos de 23,8%.
Em setembro, foi a Galp Energia quem registou o maior aumento de quota de mercado com um acréscimo de 14% na base de clientes e de 6% em consumo abastecido.
Para saber mais consulte Mercado Liberalizado - Situação a Setembro de 2012.