Mercado liberalizado atinge novo máximo histórico

24/11/2009

O mercado liberalizado de electricidade, quando avaliado em termos de energia consumida pelos clientes, representa no final de Outubro cerca de 37% do total do consumo anual em Portugal continental, valor que constitui um novo máximo histórico desde o início da liberalização total em Portugal, ocorrida, em termos efectivos, a 4 de Setembro de 2006.

No final de Outubro o número de clientes que optaram por fornecimentos no mercado liberalizado excede os 262 mil consumidores, a grande maioria dos quais no segmento residencial. O ritmo de crescimento do mercado liberalizado tem-se mantido sustentadamente em torno dos 10 mil clientes por mês.

Em termos de crescimento das carteiras dos comercializadores, entre Setembro e Outubro, há a registar um aumento de 7,7% no consumo fornecido pela Iberdrola e de 53% no número total de clientes abastecidos pela Endesa.

Quanto ao consumo anualizado, o mercado liberalizado representa já um valor de cerca de 17,2 TWh, com cerca de 27,5% a corresponder a consumos de grandes clientes, 57% a consumos de clientes industriais e os restantes 15,5% a clientes residenciais e pequenos negócios.

Para saber mais consultar Mercado Liberalizado - Situação em Outubro de 2009.