Gás Natural: Mercado livre regista aumento de 4% no número de consumidores e um novo comercializador

28/07/2015

O número de consumidores no mercado liberalizado de gás natural subiu 4% no segundo trimestre para 924 mil clientes, e 35% face a período homólogo, restando cerca de 460 mil consumidores no mercado regulado. Durante o segundo trimestre surgiu um novo comercializador de gás natural, a Rolear, aumentando para 12 o número de operadores a atuar no mercado livre de gás natural.

O mercado livre representa já 96% do consumo global em Portugal continental, tendo ascendido a 3 117 GWh no final de junho. O consumo no mercado livre registou, porém, uma quebra significativa de 11% face a março, resultado de uma descida do consumo nos segmentos industrial e residencial.

O número de clientes no mercado liberalizado tem crescido a uma taxa média mensal de 2,6% desde junho do ano passado.
Em termos de quotas de mercado, a EDP mantém-se como principal operador do mercado em número de clientes, com uma quota de 49,5%, tendo ganho 0,6 pontos percentuais no trimestre, seguida da Galp com 26,9%, que ganhou 0,7 pontos percentuais no trimestre. A Goldenergy mantém a terceira posição com uma quota de 23,5%, tendo perdido 1,3 pontos percentuais no mesmo período.

Em termos de consumo, a Galp lidera com 54,6% de quota, apesar de ter perdido 4,8 pontos percentuais no trimestre, seguida da Gas Natural Fenosa, com 14,7%, tendo registado um perda de quota de 0,5 pontos percentuais no trimestre. A EDP manteve a terceira posição em termos de consumo abastecido, com uma quota de 10,5%, tendo registado uma perda de 2,1 pontos percentuais face a março.

Para saber mais consulte Mercado Liberalizado Gás Natural – Situação no 2º Trimestre de 2015