Gás Natural: Mercado livre ganhou um novo comercializador em agosto e tem 1,3 milhões de clientes

01/10/2020

O mercado livre alcançou um número acumulado de cerca de 1,3 milhões de clientes em agosto de 2020, com um crescimento líquido de cerca de 2,9 mil clientes face a julho de 2020, o que representa um crescimento de aproximadamente 2,4% face ao homólogo.

No global, cerca de 253 mil clientes permaneciam, em final de agosto, no mercado regulado.

O mercado liberalizado conta com um novo comercializador - a Ezurimbol- que já atuava no setor elétrico e passou também a fornecer gás natural. No total existem já 19 comercializadores em mercado livre.

O consumo caiu 239 GWh face a julho, atingindo 40 700 GWh, o que representa um decréscimo de 0,6% relativamente ao mês anterior e de 3,9 % face ao mês homólogo. O consumo no mercado livre representava, em agosto, cerca de 98% do consumo total registado em Portugal continental. A totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre e os clientes industrias representavam, em agosto, cerca de 96% do consumo total do segmento.

Em termos de quota de mercado, a Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em consumo (60%), enquanto a EDP Comercial manteve a sua posição de liderança em número de clientes (52%). A Galp continua a liderar nos segmentos de clientes industriais (53%), apesar de uma redução da quota em 0,5 p.p., e no segmento dos grandes consumidores (65%), onde registou um aumento da quota em 0,6 p.p. face ao mês anterior.

A EDP mantém a liderança no segmento PME (49%) e residencial (52%), apresentando uma redução da sua quota em ambos os segmentos, de 0,1 p.p. e 0,2 p.p., respetivamente.

Para saber mais consulte Mercado Liberalizado Gás Natural – Situação a agosto de 2020