ERSE eleita para a vice-presidência do MEDREG – Associação dos Reguladores de Energia do Mediterrâneo para 2014-2016

27/11/2014

A 18ª Assembleia-geral dos Reguladores de Energia do Mediterrâneo (MEDREG), que hoje se realizou em Barcelona, elegeu como novo Presidente Hafez El-Salmanay, diretor-executivo do regulador egípcio Egyptian Electric Utility & Consumer Protection Regulatory (EgyptEra) e como novos vice-presidentes Alexandre Santos, administrador da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e Petrit Ahmeti, presidente do regulador da Albânia, Enti Rregullator I Energjise (ERE) para o período 2014-2016.

Segundo Alexandre Santos, “com esta candidatura, a ERSE pretende contribuir para a implementação de um quadro regulatório de energia harmonizado e estável por forma a promover a integração dos mercados de energia nos países do Mediterrâneo. O Medreg tem, no futuro próximo, bastantes desafios e necessita de se afirmar como uma associação de referência a nível mundial. Com esta eleição, Portugal espera contribuir para reforçar a importância desta organização e ir ao encontro destes novos desafios que se colocam. O excelente trabalho desenvolvido na criação do mercado ibérico será uma fonte de inspiração para a integração dos mercados de energia nos países do Mediterrâneo”.

A nova liderança do MEDREG, para o período 2014-2016, substitui a anterior direção constituída pelo Presidente Michel Thiollière, administrador do regulador francês Comission de Regulation de l’Energie (CRE), e os vice-presidentes Fazil Senel, administrador do regulador turco Energy Market Regulatory Authority of Turkey (EMRA) e Hafez El-Salmanay da EgyptEra.

O MEDREG é uma associação de reguladores de energia que reúne 24 membros de 21 países da orla do Mediterrâneo com o objetivo de promover um quadro legal e regulatório que seja claro, estável e harmonizado, através de uma cooperação contínua entre as orlas do norte, sul e leste da bacia mediterrânica. 
Sob a presidência de Michel Thiolliére (2012-2014), administrador do Regulador de Energia Francês (CRE) , e com apoio o grande apoio dos seus membros, o MEDREG adotou uma estratégia global de desenvolvimento para o horizonte 2020-2030 e consolidou o seu papel de instituição-chave para a cooperação regional no setor da energia, nomeadamente através da organização, em Barcelona, do primeiro Fórum sobre a Regulação de Energia no Mediterrâneo.