ERSE divulga Relatório da Qualidade de Serviço Técnica do setor do gás - 2021

10/10/2022

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulgou o Relatório da Qualidade de Serviço Técnica (RQST) do setor do gás relativo a 2021, o qual realça o bom desempenho por parte das empresas no cumprimento dos indicadores de qualidade de serviço técnica.

Nos termos do Regulamento da Qualidade de Serviço para os setores da eletricidade e do gás, a ERSE publica anualmente a caracterização e a avaliação global da qualidade de serviço do setor do gás, analisando áreas como a continuidade de serviço, a pressão de fornecimento e a caracterização do gás. A esta lista junta-se ainda a avaliação da qualidade percecionada pelos clientes e o desempenho dos vários operadores de infraestruturas, designadamente rede de transporte, redes de distribuição e terminal de gás natural liquefeito.

Em 2021, destaca-se a ausência de interrupções na rede de transporte de gás, tal como verificado no ano anterior.

Na rede de distribuição de gás verificou-se que os padrões gerais, associados aos vários indicadores foram todos cumpridos pelos operadores, com exceção da Lisboagás que não cumpriu o padrão estabelecido para o número médio de interrupções controláveis previstas (outras situações). Um incumprimento justificado pela Lisboagás pela requalificação de edifícios camarários por parte da Câmara Municipal de Lisboa, campanhas periódicas de pesquisa de fugas de gás, nos concelhos de Lisboa e Amadora e a melhoria de pressão do gás na sua rede de distribuição.

Com o objetivo de incentivar o conhecimento e a participação ativa da sociedade na regulação do setor energético e alargar o acesso à informação produzida pela ERSE, é publicada, conjuntamente com o relatório, uma brochura - ERSExplica – que sintetiza alguns dos principais indicadores da qualidade de serviço técnica.

Aceda ao Relatório da Qualidade de Serviço Técnica de Gás referente a 2021

Aceda ao ERSExplica - Relatório da Qualidade de Serviço Técnica de Gás 2021